Siga nas redes sociais

Search

Livia Saraiva, a CEO que se propõe a desburocratizar os processos na área de RH

Foto: divulgação

A entrevistada desta semana é uma mulher muito atuante no norte e nordeste do país engajando cada vez mais mulheres a empreenderem e entrarem no ecossistema de inovação brasileiro.

Livia Saraiva é paraense, nasceu em Belém, mas mora desde a infância em Teresina (PI). É empreendedora por paixão, mãe do João, CEO e fundadora da “Carreira RH”, uma startup que surgiu devido às dificuldades que ela mesma lidava durante os processos de contratação de novos profissionais para a sua empresa.

Foi então que em 2014 ela desenvolveu uma plataforma especializada em desenvolvimento humano e tecnologias inovadoras para a gestão de pessoas.

A plataforma permite acabar com a necessidade de contratação de recrutadores para análise manual de perfis e entrevistas presenciais, permitindo também que a empresa tenha o seu próprio banco de talentos e o alcance de um maior número de pessoas, facilitando toda a estruturação do processo seletivo.

Hoje já são mais de 50 mil usuários cadastrados, uma cartela de clientes com mais de 250 empresas, dentre elas Unimed, Ford, CVC, Banco do Brasil e mais de 1.000 profissionais impactados.

Atualmente Livia é líder de Comunidade no Cajuína Valley, membro da Associação de Jovens Empresários do Piauí e Head de Inovação Corporativa no THE HUB. Confira essa entrevista exclusiva com essa super empreendedora:

Beatriz: Como foi o processo de ideação da plataforma “Carreira RH”, teve algo específico que te inspirou? 

Livia: Sou empresária e sempre tive muita dificuldade com a contratação de novos profissionais. E também como profissional da área de recursos humanos eu desejava que os processos fossem mais facilitados, rápidos e permitissem que tivéssemos mais tempo para conhecer as pessoas e não para perder tempo com toda a burocracia dos processos seletivos. 

Nossa plataforma permite acabar com o recebimento de currículos impressos ou por e-mail, reduzindo a quantidade de perfis a serem analisados por meio da aplicação de filtros, possibilitando o feedback automatizado aos candidatos e reduzindo a necessidade de contratação de recrutadores para análise manual de perfis e entrevistas presenciais, permitindo também que a empresa tenha o seu próprio banco de talentos e o alcance de um maior número de pessoas, facilitando toda a estruturação do processo seletivo, acabando com a necessidade de contato presencial entre empresa e candidatos. Tem muita tecnologia envolvida e muito coração também. 

Beatriz: Vocês estão há 6 anos no mercado, como foi a validação no mercado e como a pandemia impactou o negócio?

Livia: Nosso sistema de dados é composto por um banco de currículos diversificado, capaz de cruzar informações bem segmentadas e filtrar o perfil certo para uma vaga em segundos. O Brasil passa por um forte aumento de desemprego, devido tanto à crise econômica quanto às consequências da crise sanitária de COVID-19. Dessa forma, o número de pessoas procurando emprego é significativamente alto, exigindo que os processos de seleção sejam mais dinâmicos, otimizados, permitam gerenciar quantidades enormes de submissões e seleção dos melhores candidatos participantes. 

Permitimos que empresas utilizem a plataforma em seus processos, facilitando sobremaneira o fluxo de submissão e avaliação de candidatos; e a outra, utilizar técnicas inteligentes para encontrar os candidatos com as características desejáveis para a vaga, indicando aqueles mais aptos nos processos abertos e permitindo assim que processos com grande quantidade de candidatos sejam gerenciáveis com qualidade e em tempo hábil.

Beatriz: Você atende todas as regiões do país? Qual seu diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes? 

Livia: Atualmente atendemos as regiões Norte e Nordeste. O nosso grande diferencial é que já atuávamos na área de gestão de pessoas antes do desenvolvimento da plataforma, portanto conhecemos os gaps e as dificuldades das empresas, assim como a dos profissionais que estão buscando uma nova vaga no mercado de trabalho, a nossa solução nasceu dessa dor. 

Beatriz: Quantas pessoas já foram impactadas pela plataforma até o momento? Teria como compartilhar conosco alguns números e dados de crescimento?

Livia: Possuímos hoje mais de 50 mil usuários cadastrados na plataforma, uma  cartela de clientes de mais de 250 empresas. Já contribuímos para a carreira de mais de 1000 profissionais.  Nosso processo de inovação na Carreira RH é de dentro para fora, pois além de promover a inovação dentro da nossa organização levamos isso diretamente para os nossos clientes. Demos um grande salto nos últimos anos.

Beatriz: Qual foi o seu maior desafio na jornada empreendedora? Tem alguma dica especial para as mulheres?

Livia: Importante destacar que é uma jornada muito solitária. Falo no sentido de que em muitos momentos você não vai ter quem buscar, será você com os seus próprios problemas e as coisas acontecendo. Hoje eu viajo, vou buscar meu filho na escola, mas estou com o celular ligado o tempo inteiro e o computador na mochila. E no começo você vai sofrer um pouco, isso faz parte do processo do crescimento do empreendedor. Isso é doloroso, isso é exaustivo às vezes. 

Eu pensei dezenas de vezes em fechar a minha empresa pois eu achava que eu estava sendo uma mãe ruim em ter um trabalho, em não estar presente e 24 horas disponível para o meu filho, e a sociedade às vezes reforça isso em você. Que você precisa ser mãe em primeiro lugar, que você precisa fazer uma escolha. E acho que esse é o maior desafio das mulheres hoje, desempenhar todos esses papéis e precisar provar que você é boa em todos.  E isso é uma falta de referencial feminino, a maioria de nós não viu as nossas mães, as nossas avós fazendo o que fazemos.

Mas acho que estamos aqui pra escrever uma história de muita dedicação, de muito empenho, de muito amor pelo nosso trabalho, pelo empreendedorismo e partir daqui a gente pode construir uma história mais bonita para as meninas que estão vindo aí. 

Beatriz: Quais os próximos planos da empresa e metas para 2021?

Livia: Atualmente estamos trabalhando na melhoria da plataforma com o objetivo de implementar novas funcionalidades. A Carreira RH mantém parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), mais especificamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-UFPA) da instituição. A parceria nasceu a partir da aprovação de um projeto no edital  “CNPq 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI”, para o desenvolvimento do projeto de implementação de técnicas de inteligência artificial na seleção de currículos. 

No momento há 2 grandes competidores na área no mercado nacional. Ambas as empresas entregam sistemas informatizados para seleção em processos seletivos. Entretanto, no nosso levantamento, ambas são muito voltadas para o mercado de grandes empresas, setor tecnológico e outras, e muito centradas no eixo São Paulo e adjacentes. No nosso entender há um potencial mercado para empresas pequenas e médias, especialmente no Nordeste e Norte, onde estas soluções são pouco utilizadas e conhecidas. Assim, mirando este cenário, estimamos atingir uma demanda reprimida e não mapeada por estas e outras empresas do setor. 

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail