Siga nas redes sociais

Search

Mercado brasileiro de peças de barco registra alta na pandemia

Créditos: Acione Gazaniga

O mercado brasileiro superou o norte-americano em vendas de barcos no ano passado. No Brasil, com cerca e 900 mil barcos de lazer navegando, o comércio cresceu 20% de acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos, enquanto no Estados Unidos o aumento foi de 12% de acordo com a National Marine Manufacturers Association (NMMA).

Um crescimento que trouxe como consequência o aumento na demanda por insumos para a construção e manutenção de embarcações no Brasil, tanto para o mercado interno quanto para a exportação.

É o caso de uma das maiores revendedoras e distribuidoras de suprimentos náuticos brasileira, a Catarina Náutica, que ao longo dos últimos três anos, desde 2018, tem registrado crescimento em torno de 2 dígitos. Somente no último ano, a empresa comercializou cerca 20% a mais que em 2019.

Para 2021, a projeção da Catarina Náutica é de registrar um crescimento ainda maior em vendas de suprimentos para embarcações, desde resinas, tintas e produtos de construção e reparo de barcos, até equipamentos eletrônicos de navegação, acessórios e artigos de moda náutica, ancoragem e salvatagem.

Com vendas na loja física e por e-commerce, a empresa possui mais de 3 mil itens para a distribuição em território brasileiro. A previsão é dobrar esse volume para os próximos 3 anos.

“A venda de barcos novos e usados está muito aquecida no Brasil e no exterior, e é um comportamento que traz reflexos para toda a cadeia náutica. Notamos um aumento expressivo especialmente por selantes e adesivos náuticos. Tratam-se de materiais utilizados na fase de construção de embarcações até a fixação de vidros e que tem como usuário final desde os estaleiros e prestadores de serviços até setores de pós-vendas e empresas especializadas em manutenções”, explica Roberto Deschamps, diretor da empresa.

As restrições de viagens internacionais, a diferença cambial, a necessidade de isolamento foram alguns dos fatores que impulsionaram o mercado náutico como forma de lazer seguro com a família.

PLANOS DE EXPANSÃO

Com o crescimento, no último ano, a Catarina Náutica realizou investimentos em equipamentos, mão de obra e estruturação de um laboratório de colorimetria da Sikkens com espectrofotômetro, um scanner com mais de 2 milhões de cores na base de dados, único em Santa Catarina, para a análise da pigmentação e repintura correta de barcos. O novo laboratório ganhou investimentos que ultrapassaram R$ 150 mil.

Já para 2021 a Catarina Náutica está estruturando nova loja com investimentos em torno de R$ 500 mil.

Além disso, em termos de distribuição, a empresa atualmente possui quatro revendas parceiras no litoral catarinense e pretende expandir essa atuação no mercado brasileiro. Com os planos, a intenção é duplicar o volume de vendas de produtos nos próximos três anos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail