Siga nas redes sociais

Search

Porto Itapoá desenvolve solução de IoT com tecnologia 100% própria e patenteada

Foto: divulgação

Buscando sempre a eficiência, a modernidade e a inovação em suas operações e serviços, o Porto Itapoá utilizou estes conceitos na criação de um dispositivo de IoT (Internet das Coisas) com tecnologia própria, 100% desenvolvida pelo time interno e patenteada.

Chamados de coletores, esses dispositivos fazem a integração dos Terminal Tractors (TTs), veículos que movimentam os contêineres entre o pátio e o cais, com o sistema operacional Navis Sparcs N4, software de última geração que gerencia a programação de carga e descarga dos navios.

De acordo com o gerente de TI do Porto Itapoá, Sandro Luiz Martins, a ideia de desenvolver essa solução internamente surgiu em torno do custo elevado e das dificuldades de manutenção dos equipamentos importados:

“Os novos coletores substituem com grandes vantagens os dispositivos importados e que apresentavam problemas de durabilidade, demora para manutenção e reposição de componentes. Outro ganho importante é a considerável diminuição no custo. Comparado com equipamentos importados, a solução desenvolvida pelo terminal tem um custo de fabricação até 50 vezes menor”.

Outra característica importante desta solução, de acordo com ele, é a usabilidade. O login é feito pelo crachá do colaborador, seu uso é intuitivo com funções e instruções simplificadas e por cores, de fácil visualização para o operador:

“Além de caros, por serem importados, qualquer manutenção ou troca de componentes nos dispositivos anteriores poderiam demorar mais de um mês”.

Foram dois anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento no projeto com o envolvimento de 28 profissionais de diversas áreas do terminal.

A implantação efetiva e fase de testes iniciaram em agosto do ano passado e a operação nos 40 TTs ocorreu efetivamente a partir de janeiro deste ano;

Para o Diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Junior, a inovação é um conceito que tem sido aprofundado dentro do terminal nos últimos anos:

“O resultado deste projeto é uma prova disso. Conseguimos capitalizar todo o potencial técnico de nossos times agregando os valores do Porto Itapoá de forma prática, criando um produto inovador e contribuindo de forma muito positiva para nossa operação”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail