Siga nas redes sociais

Search

Movimentação de contêineres cresce 42% no primeiro bimestre no Porto de Itajaí

Foto: divulgação

Porto de Itajaí( registrou crescimento de 42% na movimentação de contêineres cheios de importação no primeiro bimestre.

Entre janeiro e fevereiro desse ano foram movimentados 36.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 25.600 TEUs no mesmo período do ano passado.

Para Héder Cassiano Moritz, diretor geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, esse índice é expressivo, principalmente pela representatividade comercial dessa movimentação:

“Nesses dois primeiros meses de 2021 tivemos uma queda na movimentação de contêineres vazios. Embora a reposição desses contêineres seja importante por atender uma necessidade do mercado, o contêiner com carga é o que gera a movimentação econômica, no sentido comercial”.

Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, ressalta que a importação dá à receita do munícipio uma considerável contribuição, “além de demonstrar que o porto continua crescendo, o aumento nas importações é um excelente retorno financeiro para a cidade, através do ICMS”.

Ele ainda comente que, nesse momento, em que estão sendo feitos investimentos significativos no combate à pandemia, o retorno para os cofres municipais é muito importante:

“Além disso, a consolidação de Itajaí na recepção de cargas com alto valor agregado, que tornam esse retorno financeiro ainda mais positivo”.

Itajaí apresentou destaque quanto a participação de 5,1% na corrente de comércio brasileira e 63,6% na corrente de comércio estadual.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail