Empresa adota solução de startup para prevenir acidentes de trabalho e melhorar desempenho de motoristas

A Raízen, empresa integrada de energia e uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, está usando experiências imersivas para capacitar cerca de 500 motoristas terceirizados que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país. A experiência foi desenvolvida pela Sábios, de Florianópolis.

Com esta parceria, a Raízen pretende melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derrame de combustível durante a descarga.

André Luiz Coneglian Lazari, assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do setor de logística da empresa, explica que esta é a primeira vez que transportadores terceirizados participam de um treinamento usando uma plataforma integrada, que une gamificação e inteligência artificial. A escolha por este tipo de tecnologia foi baseada em experiências executadas também pela Sábios em outras áreas dentro da companhia:

“Percebemos que a educação imersiva vem mostrando resultados surpreendentes em outros setores e também queremos apresentar uma didática diferente aos nossos parceiros. Com este método, eles irão relembrar todo o processo de uma descarga segura, algo que já aprendem nos treinamentos em suas transportadoras, mas que, com essa interação, devemos fortalecer a cultura de prevenção de acidentes, valorização da vida e cuidados com o meio ambiente”.

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que o uso de gamificação associado ao storytelling e tecnologias como realidade virtual e aumentada, vem crescendo nos últimos anos, principalmente pelos bons resultados no aumento do engajamento dos participantes e maior retenção do conhecimento, que chega a 90% se comparado com treinamentos tradicionais. Além disso, ajuda a prevenir os acidentes causados por falhas nos processos operacionais e técnicos relacionados à gaps de cultura, comportamento e habilidades que não haviam sido mapeados e monitorados anteriormente. 

“Isso acontece porque, ao se confrontar com situações reais do seu dia a dia de forma gamificada, a pessoa interage com a história dela, porém em um ambiente virtual e seguro, onde aprende a lidar com suas próprias emoções. O resultado é que o cérebro acaba sendo treinado para tomar a melhor decisão caso aquela situação difícil e, muitas vezes, de risco ocorra na vida real. Isso é possível através da nossa metodologia baseada em neurociência”, explica.

COMO FUNCIONA

O projeto, chamado Descarga Segura, vai abranger motoristas que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país.

São profissionais terceirizados e credenciados pela Raízen, que têm acesso à plataforma da Sábios por meio de um QR Code.

São três experiências: descarga segura de combustível, avaliação e gerenciamento de risco e situações difíceis e abordagem com o cliente.

Todas as situações do game online foram desenvolvidas pela psicóloga Marli Arruda, que mapeou, junto aos motoristas, os problemas enfrentados diariamente por eles e suas características.

Com isso, o personagem principal é o motorista, que recebeu o nome de Januário. Na simulação, ele precisa executar funções que já desempenha no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com total segurança e sem derrames.

A diferença é que com a gamificação, o motorista poderá vivenciar situações mais complexas e solucionar problemas em um ambiente virtual.

Com o uso de inteligência artificial, a plataforma Sábios consegue identificar, medir, adaptar e recomendar ao usuário o que ele precisa desenvolver para melhorar suas habilidades, atitudes e comportamentos referentes àquele processo/operação.

Esses resultados proporcionarão tomadas de decisões estratégicas dos gestores da Raízen com o propósito de melhorar a performance  do negócio como um todo.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais