Siga nas redes sociais

Search

Engie é eleita a melhor empresa da América Latina em relação ao meio ambiente

Foto: divulgação

A Engie foi reconhecida como a melhor empresa da América Latina na categoria meio ambiente com o Latin Trade IndexAmericas Sustainability Award 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Latin Trade, revista de negócios presente há 27 anos na região.

O prêmio reconhece a boa gestão empresarial que as empresas promovem no uso eficiente e responsável de recursos econômicos, ambientais e sociais, para manter um bom equilíbrio entre o setor privado e a sociedade.

Os candidatos são selecionados com base no banco de dados da Thomson Reuters, em um universo de mais de 6 mil empresas.

É feita uma triagem inicial baseada em mais de 400 pontos de dados, proporções e análises nas áreas de meio ambiente, social e governança.

“Há mais de 20 anos, o respeito ao meio ambiente e a definição de estratégias que possibilitem a preservação da biodiversidade brasileira têm nos guiado em todos os nossos projetos. Entendemos que, além de gerarmos energia limpa, temos um compromisso genuíno com a sustentabilidade em longo prazo. A premiação da ENGIE como a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente é mais um importante reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido e aprimorado junto aos públicos atuantes no entorno das nossas obras e operações”, destaca Eduardo Sattamini, diretor-presidente da empresa.

Uma das iniciativas de maior destaque foi o Projeto Matriz Biodiversidade, que tem como o objetivo o desenvolvimento de um programa corporativo para gestão de riscos, impactos e oportunidades de conservação da biodiversidade brasileira na área de abrangência de todo o parque gerador da Engie.

Os projetos de plantio de mudas também foram ressaltados. Em mais de 20 anos de atuação no Brasil, a companhia já doou ou plantou mais de 5,5 milhões de mudas de espécies nativas.

A publicação também destacou o Programa de Conservação de Nascentes, que tem por objetivo proteger mananciais e assegurar a oferta e qualidade da água às comunidades locais, em suas gerações atuais e futuras.

Iniciado em 2010, o projeto foi responsável pela recuperação e proteção de mais de 2 mil nascentes em nove estados brasileiros (PR, SC, RS, MT, MA, GO, TO, BA e MG), envolvendo ainda práticas de educação ambiental.

Outra ação citada pela publicação é a gestão da Ictiofauna nos reservatórios da companhia como elemento fundamental na gestão ambiental corporativa, promovendo, por exemplo, a conservação da biodiversidade nos Rios Uruguai, em Santa Catarina, e Iguaçu, no Paraná.

No último ano, a empresa investiu cerca de R$ 21 milhões em ações socioambientais para manutenção das licenças ambientais de suas usinas em operação, aporte que, traz reflexos diretos na garantia da proteção e conservação dos recursos naturais nas regiões onde está inserida, além de contribuir para o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail