Siga nas redes sociais

Search

Em 3 anos, bancos tradicionais têm queda de quase 40% no número de transferências feitas no Brasil

Foto: stevepb/Pixabay

Um levantamento realizado pela Transfeera, plataforma open banking de gestão e processamento de pagamentos, mostra que os bancos tradicionais têm perdido espaço frente aos digitais, comprovando mudanças já sentidas pelo mercado.

Até dezembro de 2017, ao menos 99% dos pagamentos da fintech se concentravam nos cinco maiores bancos brasileiros: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa.

Já em dezembro do ano passado, 61% dos pagamentos tinham como destino os cinco maiores bancos, uma queda de 39% em três anos.

A queda dos bancos tradicionais é um contraponto ao crescimento dos bancos digitais, especialmente do Nubank, que em dezembro do último ano representou 15% do total de pagamentos realizados.

Carlos Augusto de Oliveira, diretor de tecnologia da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e investidor da Transfeera, comenta que é notável o crescimento da base de clientes dos bancos digitais, em função da conveniência do onboarding, facilidade de acesso e atratividade pelo apelo de modernidade. Mas, para o especialista, a realidade constatada no ambiente de pagamentos da Transfeera vai além:

“O estudo demonstra uma tendência clara de utilização crescente desses Neo-Bancos ao escolherem de forma crescente estas instituições digitais como plataforma para recebimento do seu fluxo financeiro, o que significa uma opção de  uso prioritário no seu dia-a-dia”.

De acordo com ele, “mecanismos de liquidação digital e instantâneas e ecossistemas de compartilhamento e integração, trazidas pelo Pix e Open Banking tendem a pressionar ainda mais os Bancos tradicionais obrigando-os a acelerar a agenda de transformação ao mesmo tempo que acirra a competição com fintechs com estruturas mais leves e ágeis por definição”.

O presente estudo analisou um montante de 3, 2 milhões de transferências bancárias, realizadas entre abril de 2017 e dezembro de 2020.

Do total de transferências, 2,3 milhões (73%) tiveram como destino pessoas físicas e 861 mil (27%) pessoas jurídicas.

O levantamento foi possível por meio da análise de dados da plataforma da startup que faz a gestão e o processamento de pagamentos em escala.

Market share de bancos para pessoas físicas: Nubank expande, Banco do Brasil perde 23% em três anos

O Banco do Brasil é o banco tradicional que mais sofre com a perda de contas. Em dezembro de 2017, pelo menos 33% dos pagamentos realizados pela Transfeera tinham como destino o BB, em dezembro de 2020, três anos depois, representam 10% , uma queda de 23%.

Em dezembro do ano passado o Bradesco segue em uma trajetória estável recebendo cerca de 14% dos pagamentos realizados. Nubank vem em franca aceleração, representando 18% dos pagamentos.

O cenário para os grandes bancos também não é animador nas transferências para pessoas físicas.

Em dezembro de 2018 representavam mais de 80% dos pagamentos, em dezembro de 2020 representam 55%.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail