Siga nas redes sociais

Search

Prefeituras tornam trabalho digital e fazem licenças serem aprovadas três vezes mais rápido

Foto: divulgação

Em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras e gerar melhor qualidade de vida para a população, os municípios precisaram se reinventar.

Em Santa Catarina, nove cidades implementaram o sistema do AprovaDigital, que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil, e estão vendo suas licenças serem aprovadas 3 vezes mais rápido do que era antes.

Ao todo, somando os números de Chapecó, Criciúma, Joinville, Itajaí, Caçador, Mafra, Lages, Massaranduba e Gaspar, já são aproximadamente 27 mil processos que passaram pelo sistema no estado.

A cidade que contou com o maior número de processos ou licenças digitalizadas foi Chapecó. Desde dezembro de 2019, passaram pelo sistema da prefeitura 17.259 documentos e o prazo para a validação foi reduzido de 50 para 20 dias.

Na sequência vem a cidade de Itajaí, que conta com o software da Aprova desde outubro de 2019 e já totalizou 2.739 processos digitalizados relacionados ao licenciamento de obras, com redução na espera de 30 para 6 dias. Segundo dados obtidos pela startup, a cidade economizou cerca de 250 kg de papel (ou mais de 53.000 folhas sulfite) com esse movimento de levar tudo para a internet.

Em terceiro lugar, está a cidade de Lages, com 2.576 processos em formato digital, além da redução de 30 para 10 dias.

Além dos licenciamentos nas cidades acima, o AprovaDigital também passou a atender recentemente o licenciamento ambiental no estado, chegando a 18 municípios por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Para o CEO da startup, Marco Zanatta, os resultados apresentados em Santa Catarina comprovam a importância das prefeituras se digitalizarem cada vez mais rápido e, assim, facilitarem a vida de todos e gerar sustentabilidade:

“A chegada de um sistema como o nosso, em um número maior de cidades, gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor que tem seu trabalho facilitado, e traz melhor qualidade de vida e sustentabilidade para a cidade, já que a impressão de papel cai drasticamente. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. No fim, ganha a sociedade como um todo”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail