Siga nas redes sociais

Search

Empresa têxtil desenvolve aplicativo que ajuda artesãos a precificar trabalhos

Foto: divulgação

Quem trabalha com artesanato sabe como é difícil colocar preço no produto feito a mão. É preciso calcular o gasto com materiais e, o mais difícil, o valor do tempo exigido para concluir o trabalho, dentre outros fatores.

Para ajudar esses profissionais nesse ponto, a Círculo S/A, empresa têxtil de Gaspar, lançou a Calculadora de Precificação dentro do Love Círculo, aplicativo com funções voltadas ao setor. 

Para fazer o cálculo, o artesão deve criar um projeto e preencher alguns campos com os dados solicitados. Ao finalizar, será possível ver o valor final que a peça deve ter.

Todo projeto é precificado considerando custos fixos e variáveis com materiais, fretes, embalagens, impostos e comissões.

A partir das informações fornecidas, o artesão também vai descobrir o valor do salário por hora e estimar o quanto deseja ganhar por mês.

A ideia é mostrar exatamente o quanto vale o trabalho do artesão e ajudá-lo a valorizar suas peças. 

“A demanda para essa atualização surgiu do nosso próprio público, que sempre interagiu em nossas redes sociais pedindo ajuda nos comentários de nossas receitas e vídeos sobre a melhor forma de precificar seus projetos. Então, desenvolvemos mais essa ferramenta para ser uma aliada do artesão, o ajudando a empreender e a potencializar o seu negócio, oferecendo muito mais autonomia e independência para quem vive de arte”, explica o diretor de marketing da Círculo S/A, Osni de Oliveira Junior.

O Love Círculo é o primeiro aplicativo do Brasil desenvolvido para o artesanato, trazendo informações e funcionalidades para artesãos. 

“Ouvir o artesão é premissa na nossa rotina. Temos um contato muito próximo com o consumidor e queremos saber qual a sua necessidade para podermos atender da melhor forma a sua demanda. Ouvimos muito o consumidor, suas dores, para podermos desenvolver o nosso próprio aplicativo. E também precisamos nos encaixar no dia a dia do usuário que tem outras várias atividades. Então, para o Love Círculo, buscamos oferecer como principal atributo a importância e relevância que ele tem para a vida da pessoa”, complementa o diretor. 

Ele também conta que, por ser um setor tradicional, foi necessário romper barreiras e vencer desafios do mundo têxtil para dar um passo a mais na inovação:

“Queremos desmistificar a ideia de que trabalho manual é apenas para pessoas mais idosas. O universo handmade alçou novas perspectivas, com forte destaque para moda e decoração. As redes sociais ajudaram muito nesse movimento para modernizar o segmento, com vídeo-aulas em YouTube, por exemplo, e uma vasta variedade de conteúdo disponível na internet que aguçou a curiosidade de novos adeptos, muito jovens entre eles, e também reacendeu o desejo de quem aprendeu alguma técnica, mas havia deixado de lado”.

Conforme análise da empresa, a pandemia foi mais um fator que ampliou a busca pelo trabalho artesanal, como forma de terapia ou de empreender.

“A Círculo S/A, há muitos anos, já oferece conteúdo gratuito em diversos canais digitais para todos, desde o inexperiente que nunca pegou numa agulha, àqueles que querem aprender ou aprimorar uma técnica. A criação do aplicativo veio para somar as estratégias no meio on-line que já oferecemos, abrindo mais uma possibilidade de entregar conteúdo às pessoas de maneira interativa, detalhada e com qualidade”, ressalta.

Bruna Szpisjak, de São Francisco do Sul, é professora e designer de crochê desde 2014 e compõe o time de artesãos da empresa há seis anos.

Até o início do ano passado, ela ministrava workshops e palestras presenciais em todo o Brasil mas, com a pandemia, seu trabalho passou a ser 100% digital, a fim de continuar atendendo e levando o conhecimento do crochê e outros temas sobre artesanato para diversas localidades com diferentes perfis socioeconômicos.

A artesã comenta que, antes do aplicativo, o trabalho era menos dinâmico, porque era necessário acessar diferentes plataformas para reunir todas as informações desejadas, como e-books, eventos, estudo de técnicas e a calculadora:

“A tecnologia veio como uma facilitadora para nós, artesãos e artesãs, pois reúne informações e ferramentas relevantes que usamos diariamente. Outro ponto positivo, é que, por ter uma interface interativa e simplificada, dá autonomia para que as nossas alunas artesãs consigam executar tarefas por meio do aplicativo, que antes dependiam do auxílio de nós professores”.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail