Siga nas redes sociais

Search

Empresa vai dobrar capacidade e se tornar uma das maiores produtoras de painéis de MDF da América Latina

Foto: divulgação

A Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção em Caçador, com objetivo de ampliar a capacidade instalada em mais 90%, chegando a capacidade nominal de 1,140 milhão m³ / ano em painéis de madeira.

As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano e o término está previsto para o último trimestre de 2022. 

Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando a criação de cerca de 1 mil postos de trabalho.

Com esta expansão, a empresa se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina.

“A ampliação irá aportar ao país uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes”, comenta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes.

De acordo com o empresário, o último ano foi de recorde para a empresa:

“Com a pandemia, os brasileiros mudaram os hábitos e investiram na compra de móveis e isso refletiu direta e positivamente na performance da empresa. Com a expansão, conseguiremos atender essa crescente demanda com mais agilidade, flexibilidade e muita tecnologia”.

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado tornam-se matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de recursos e respeito à natureza.

A Guararapes já é reconhecida no mercado pelo seu comprometimento com o meio ambiente, possui certificação FSC®, que atesta que a madeira utilizada na fabricação dos produtos é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail