Siga nas redes sociais

Search

3 estratégias de logística para alavancar vendas durante o mês do consumidor

Compartilhe

Foto: Visual Generation/AdobeStock

O mês de março é um período especial para o e-commerce em razão da data comemorativa do Dia Mundial do Consumidor.

Com grande importância sobretudo para o varejo virtual, o mês se torna quase como a Black Friday do primeiro semestre, o que exige que os lojistas tenham planejamento, ofertas e condições imperdíveis para não ficarem para trás.

Se o isolamento social, por um lado, propiciou uma queda significativa do movimento físico no comércio tradicional de ruas e shoppings, ele trouxe, por outro, a expansão do mercado digital, o que já vem ocorrendo gradativamente nos últimos anos. 

Pesquisas apontam um crescimento de 23,5% a 26% no faturamento lojista nas primeiras semanas de março, quando comparado com o mês de fevereiro do ano anterior, o que demonstra a importância da data para os varejistas, para os e-commerces e para os marketplaces, que devem estar atentos ao mercado e traçarem estratégias para abocanharem uma fatia maior das vendas, que devem, ao fim do ano, alcançar a marca de R$ 110 bilhões.

Felippe Goebel, CEO da Frete Barato, destaca que para aproveitar a data de alta do comércio e garantir que as vendas mantenham a sua tendência de crescimento, “os lojistas devem se preparar para oferecerem boas promoções, garantir um estoque que possa atender aos seus consumidores, e uma estrutura logística que garanta a eficiência de suas operações, o que poderá corresponder, posteriormente, a uma boa avaliação da sua plataforma digital, maior confiabilidade e aumento das vendas”. 

Segundo o empresário, um dos segredos é investir no frete competitivo:

“Um prazo curto de entrega é um grande diferencial em um mercado que tem o atraso como rotina. O cumprimento do prazo de entrega é capaz definir a decisão de compra de uma pessoa”.  

O preço é também destacado pelo empresário. Em uma pesquisa realizada pela Lett, empresa especializada em marketing digital, ao avaliar o comportamento do consumidor, é possível perceber que o preço continua sendo o critério predominante para a maioria das pessoas, já que há um catálogo maior de produtos, condições exclusivas e muita concorrência no mercado virtual. 

Entretanto, há, também, outros aspectos fundamentais no processo de decisão de compra, como a forma de pagamento, o relacionamento com o consumidor, o frete e as vantagens da loja.

Nesse processo, para o sucesso da jornada do lojista, além do frete competitivo, três estratégias se destacam para a Frete Barato, startup de logística que fez 1 milhão de entregas durante a pandemia

  • Comunicação com o cliente 
  • Produtos em evidência 
  • Marketing adequado 

Ter uma política de descontos agressiva, contrariando as propagandas enganosas de inúmeras plataformas, que, na maioria dos casos, não resulta em vantagem real para o consumidor, é, também, uma estratégia eficiente. Descontos progressivos, unidades limitadas, kits de produtos e opções exclusivas de alguns itens a preços convidativos, por exemplo, podem resultar em um maior tráfego orgânico no site de vendas e um melhor desempenho.

Felippe destaca, ainda, a importância de se colocar no lugar do cliente: 

“Quem quer vender no século XXI precisa focar na experiência do cliente. Estoque e preços atrativos são essenciais, mas se a navegação da página é ruim, o cliente certamente não vai concluir a compra. Com o frete é a mesma lógica: do que adianta vender, mas não conseguir garantir a chegada do produto até o consumidor sem atrasos? O que faria você comprar um produto em que o frete custa mais que a peça?”. 

A adoção de uma tabela de frete competitiva diminui o abandono dos carrinhos de compra, garante o CEO, que reforça o papel da Frete Barato, que tem reduzido o custo do transporte e aumentado o fluxo de vendas de lojistas do Brasil inteiro. 

Pensar a logística para e-commerce no mês do consumidor é um passo fundamental para garantir um melhor desempenho de vendas não apenas nesse período, mas em todo o restante do ano. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail