Siga nas redes sociais

Search

Dia do consumidor: aprenda cinco maneiras de cuidar bem do seu cliente

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira, 15 de março, as empresas brasileiras comemoram uma das datas mais importantes para manter seu negócio de pé: o Dia do Consumidor.

Por mais que não seja tão conhecida como Black Friday, que acontece no final de novembro, pesquisas já mostram que o interesse da população pela época está aumentando cada vez mais.

E, em meio à crise econômica causada pela pandemia e a concorrência cada vez mais acirrada entre os canais de venda físico e digital, atender bem o cliente virou obrigação número um das empresas.

Para lembrar os pequenos e médios empreendedores sobre a importância de cuidar bem do cliente na hora de vender um produto ou serviço, Wagner Muller, CEO da Compufour Zuchetti, desenvolvedora de sistemas de gestão para micro e pequenos empreendedores, dá dicas de como manter a fidelidade do seu público :

CONHEÇA A NECESSIDADE DE SEUS CLIENTES

Não é preciso de uma solução perfeita para começar o processo de venda. Se você atende uma demanda ou resolve um problema real, seus primeiros clientes não vão se importar com erros e bugs iniciais. Por outro lado, ouvir os feedback dos usuários fará com que você melhore seu produto, valide suas demandas e, consequentemente, atraia pessoas e experiências de valor.

INVISTA EM FERRAMENTA DE GESTÃO

Há diversas tecnologias disponíveis no mercado que podem tornar a comunicação com o cliente mais fluída e os processos mais rápidos, como sistemas de gestão, que atendem até micro a pequenos empreendedores, segmento que tende a recorrer aos métodos de gerenciamento mais simples, mas que é um dos mais impactados por eles. Não é possível falar em agilizar processos do dia a dia e melhorar a qualidade do atendimento sem aderir à transformação digital. Quanto menor o negócio,  mais importante é o controle das áreas para sua sobrevivência.

FOQUE NA SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE

A satisfação dos consumidores está atrelada a diversos fatores, desde o primeiro momento de contato até a disponibilidade e qualidade de atendimento oferecidos posteriormente à compra. Por isso, é importante que todo negócio mantenha mais de um canal de reclamação, tanto presencialmente como a distância. É preciso que os clientes se sintam à vontade para relatar suas experiências negativas, o que minimiza emoções mais fortes e permite que a empresa melhore seu sistema e cresça de forma positiva.

QUALIFIQUE SUA EQUIPE

Conhecer as informações e detalhes do produto que está sendo vendido é essencial para que o cliente se sinta satisfeito e volte a fazer negócio com você, já que sabe que terá suas demandas atendidas e confiará na capacidade da empresa. Desde o atendente de caixa ao supervisor da equipe, todos os envolvidos devem ser experts sobre o que está sendo vendido. Caso seu produto seja digital, outro ponto importante é garantir que todos saibam trabalhar adequadamente nele.

VALORIZE E SE APROXIME DO SEU CLIENTE

Com alguns clientes presentes desde 1997, a Compufour Zuchetti mantém alguns rituais de celebração das parcerias que consolida, como ações de encantamento durante todo o ano, inclusive no Dia do Consumidor. Além de ter tempo para ouvir o cliente, é importante prestar atenção a eles também, mostrando que os valoriza e que os reconhece como fundamentais no processo de crescimento do negócio. Quanto mais acessível você estiver a eles, mais tempo você os terá como parceiros.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail