Siga nas redes sociais

Search

Como você lida com o jogo do empreendedorismo?

Foto: WavebreakMediaMicro/AdobeStock

Você já parou para pensar em como a rotina empreendedora é, muitas vezes, um jogo de ganha, perde, aposta, retoma o planejamento e reinicia processos?

Por mais bem planejado que um projeto esteja, momentos inconstantes da economia (tipo 2020/2021, em que todo dia acordamos com um panorama diferente), reação inesperada do cliente e uma concorrência muitas vezes nada leal coloca em xeque nossa perspectiva de sucesso.

Como aquele típico fim de campeonato, quando nosso time, apontado como o favorito para o título, acaba perdendo tudo o que vinha conquistando ao longo dos jogos.

Lidar com as inconstâncias que o empreendedorismo traz, especialmente no Brasil, onde uma carga tributária pesada e fatores como economia incerta e travas burocráticas dão um tempero a mais ao desafio, não é nada fácil. Sejamos francos: é um jogo nem sempre limpo, na maior parte do tempo incontrolável, nem sempre ideal.

Quando você resolveu um problema, criou um produto/serviço e percebeu a escalabilidade dele, seus olhos brilharam e você decidiu transformar isso num negócio.

No começo o time era só você, que cobrava o escanteio, corria e cabeceava para o gol. De início a bola batia na trave e você tinha que correr  igual um louco para chegar a tempo de defender o contra-ataque.

Do cafezinho ao financeiro, seu sonho empreendedor dependia única e exclusivamente da sua presença (além, obviamente, de milhares de fatores externos).

Quando as partidas do jogo de mercado começaram a ser ganhas, novas pessoas passaram a integrar o time. Torcedores começaram a surgir e outros olhos brilharam para o seu projeto. A trave já não era um alvo repetitivo e a rede começou a ser balançada com mais frequência.

Além de você, mais pessoas do time começaram a marcar gols. Alguns dos seus gols foram na sorte, mas muitos outros decorreram de jogadas ensaiadas e, quanto mais jogos se passavam, mais o entrosamento se alinhava. 

Quem dera se esse fosse um passo certeiro e sem intercorrências para o “título do campeonato”. Em momentos decisivos, em apostas que podem significar o sucesso ou o fracasso, muitas vezes o seu dream team passa por situações inesperadas, seu maior rival te “sabotou”, você viu a concorrência inovar com mais velocidade do que seu próprio esquadrão que parecia perfeito e pessoas estratégicas para chegar ao sucesso foram contratadas pelo patrocinador do time rival. Você se chateou, voltou para a prancheta, redesenhou a estratégia e a escalação, mas não esmoreceu.

Esse caminho nada linear é tão comum quanto andar pra frente na rotina dos empreendedores. Nesse jogo, a tática precisa ser revisada com frequência e as intercorrências estão sempre ali, esperando o menor sinal de acomodação para derrubar quem acha que já chegou no melhor resultado da campanha. Quando a queda não apaga o brilho dos seus olhos, os treinos continuam.

É fácil seguir apostando em uma ideia quando poucos acreditam e o mercado não ajuda muito? Sem dúvidas não. Mas é assim que a possibilidade de crescer e vencer partida após partida chega. Quando os treinos continuam, o seu brilho no olho contagia novos jogadores que, aos poucos chegam ao seu time. E o jogo vai ficando cada vez mais forte.

O segredo é continuar jogando e jamais deixar com que as intercorrências do cotidiano ofusquem o brilho nos seus olhos. Qual será o resultado do próximo desafio?

Compartilhe

Diretor de operações da PagueVeloz

Leia também

Receba notícias no seu e-mail