Siga nas redes sociais

Search

Inclusão feminina: 75% do quadro da Unicred é composto por mulheres

Diretora Executiva, Silvana Agostini. Foto: divulgação.

Historicamente, o segmento e instituições financeiras sempre foram vistos como ambientes masculinos, principalmente nos cargos de chefia.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido pelo mercado a fim de equiparar realidades e oportunidades, mas no Sistema Unicred, uma trajetória de conquistas já começou a ser trilhada.

Há 25 anos, a Diretora de Riscos e Compliance, Silvana Agostini, iniciava a sua jornada profissional na Central Unicred SC/PR:

“Eu entrei como contadora da cooperativa que ainda era muito pequena, mas já naquela época as mulheres estavam presentes na base e na linha de frente, no relacionamento com os cooperados. A presença feminina era maior que 50%”.

A filosofia cooperativista não promove ações que buscam um diferencial ou até mesmo uma disputa de gêneros dentro do sistema.

“É uma questão cultural, o machismo existe, mesmo que de uma forma velada na nossa sociedade, mas tecnicamente nós mulheres evoluímos muito, e assim conseguimos ir para debates e defender nossas opiniões em reuniões de diretoria ou conselho de igual para igual. Acho que a mulher precisa ter esse protagonismo. A nossa grande batalha não é para que as mulheres tenham mais ou menos posições, mas sim que se consiga trazer profissionais com visões e vivencias diferentes para o centro. Eu estou muito realizada como executiva dentro do Sistema Unicred, pois aqui consegui fazer minha carreira e ser mãe, tendo toda atenção e cuidado possível, o que é fundamental no cooperativismo”.

PREPARANDO LIDERANÇAS FEMININAS

Hoje, 75% do quadro da Central SC/PR é feminino, em praticamente todas as áreas: atendimento, gerência, executivo e conselho.

A Coordenadora de gestão de pessoas, Adriana Marciano, conta que está em fase de estruturação, uma área de OQS, com o objetivo de preparar lideranças femininas para diretoria e conselho:

“Ainda temos um longo caminho para percorrer, pois, embora sejamos a maioria em posições de gestão e técnicas, temos espaços para conquistar na diretoria executiva e estratégica. Atualmente temos apenas três mulheres que ocupam posições na diretoria executiva”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail