Siga nas redes sociais

Search

Afinal, o que é agilidade?

Foto: Skitterphoto/Pixabay

Uma definição comum para “ágil” poderia ser: “que se movimenta com facilidade; ligeiro, leve”.

O nome “Ágil” foi escolhido para representar um movimento que surgiu em meados dos anos 90 em resposta aos pesados métodos de gerenciamento de desenvolvimento de software que predominavam na época, que aqui chamaremos de métodos tradicionais.

O método tradicional mais conhecido para o desenvolvimento de software é o modelo em cascata, ou waterfall. Um dos caminhos que tem tornado as empresas ágeis e consistentes é Agilidade de Negócios (Business Agility), que tem a capacidade de entender e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. As expectativas para as empresas estão em constante evolução e as empresas também precisam evoluir para competir.

O entendimento sobre ter Agilidade nos Negócios pode ser resumido em duas expressões:

– Possuir o poder de adaptabilidade e;

– Gerar valor para o cliente o mais rápido possível.

Podemos dizer que a Agilidade nos Negócios é a capacidade de uma organização se renovar, se adaptar, mudar rapidamente e obter sucesso num ambiente complexo, de mudanças rápidas, cheio de incertezas e turbulências.

Geração de valor com agilidade

Entendo que o significado desta expressão esteja relacionado com ganhos de produtividade ou com ter a capacidade de gerar algum tipo de diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, se a empresa não tem um concorrente, considere que a busca pela melhoria contínua faria esse papel.

Medir e traçar objetivos proporcionam resultados ágeis nos negócios

Qualquer plano de metas tem o propósito gerar comprometimento, engajamento e uma mudança de comportamento nas pessoas.

O que realmente faço de valor para meu cliente?

Trabalhar baseado em fluxo de valor permite uma intensa e constante geração de resultados para o cliente, afinal os esforços estarão destinados ao que realmente importa para a organização.

Times ágeis não são times rápidos, times ágeis são aqueles que proporcionam mais entregas de valor e ciclos menores de tempo. Trabalhar com times ágeis, proporciona você ter agilidade no seu negócio.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail