Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia ajuda empresas a reduzirem inadimplência em SC

Foto: Visual Generation/AdobeStock

A pandemia afetou o bolso de grande parte dos brasileiros e fez com que a inadimplência alcançasse uma das maiores taxas da história do país no último ano.

A média de famílias com dívidas ou contas em atraso ficou em 25,4% no ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, publicada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Em 2021, o fim do auxílio emergencial e o prazo final de programas de renegociação de dívidas realizados no início da pandemia devem refletir em uma alta ainda maior.

Os dados são preocupantes para os empreendedores, que precisam de um bom fluxo de caixa para conseguir inovar e crescer.

“A inadimplência é uma principais causas de quebras de empresas, ainda mais nos pequenos negócios, que muitas vezes precisam dos pagamentos em dia para darem conta dos gastos do empreendimento”, comenta Eduardo Kruger, diretor de produto do Asaas.

Para facilitar a gestão financeira desses empreendedores, o Asaas está lançando uma nova funcionalidade de consulta no Serasa.

A ideia é ajudar os negócios a verificarem a saúde financeira dos seus clientes antes de realizarem uma venda.

A consulta pode ser feita por CPF ou CNPJ e gera um relatório com informações como o score financeiro, dívidas no varejo, pendências bancárias e registro de protestos estaduais em nome do pesquisado.

“Essa é uma ótima maneira de descobrir se o cliente é um bom pagador e reduzir drasticamente as chances de calote e de impactos negativos nos lucros e receitas do empreendimento, já que será possível tomar as decisões sobre as vendas baseadas em dados confiáveis, retirados diretamente do Serasa”, explica Gabriela de Paula, product manager da empresa.

AUTOMAÇÃO DE COBRANÇAS PARA GESTÃO FINANCEIRA

A consulta no Serasa complementa outros recursos do Asaas para a automação de cobranças.

A empresa já oferece a possibilidade de negativação de devedores pelo Serasa e um serviço de robô de cobranças.

O sistema, que emite notificações para lembrar prazos e faz ligações de voz quando o pagamento de um boleto não é efetuado, ajuda a diminuir em 50% a inadimplência dos clientes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail