Siga nas redes sociais

Search

Nara Iachan, a empreendedora que trouxe o conceito de cupons para o Brasil

Nara Iachan. Foto Victor Alfaro

A entrevistada dessa semana é a Nara Iachan, fundadora da Cuponeria, uma plataforma pioneira em cupons de descontos no Brasil que já conta com mais de 6 milhões de usuários na plataforma. 

A ideia do negócio surgiu quando ela morou na Argentina entre os anos 2004 e 2007. Esse tipo de ação é bastante comum por lá, os cupons vinham junto com a conta de luz, eram distribuídos na farmácia e na fatura do cartão de crédito. 

Ao retornar ao Brasil, em 2008, percebeu que por aqui não havia esse costume. Quando entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no curso de Economia, contou sua ideia para o Thiago Brandão, que futuramente seria seu sócio.

Não demorou muito para tirarem a ideia do papel e começarem o projeto: criaram um blog com 5 cupons e foram oferecendo o serviço de loja em loja em Copacabana. A proposta fez sucesso e os fundadores deixaram seus empregos para se dedicarem exclusivamente à Cuponeria. 

Em 2016, a empresa foi investida e acelerada pelo Google por meio do programa Launchpad e, em 2016, foi premiada pela Google Play Store como um dos melhores aplicativos do ano.

Durante a pandemia para atenderem melhor os usuários, a Cuponeria ampliou suas parcerias com os maiores selos de varejo do país e disponibilizou descontos de até 80%. 

Confira nessa entrevista as dicas dessa super empreendedora de alma inquieta e que se reinventa a cada novo desafio:

Como foi o ano de 2020 para a Cuponeria? 

Em 2020 crescemos muito em alguns produtos específicos: Clubes de Benefícios (atualmente fazemos os maiores do Brasil, como de bancos e de bandeiras de cartão); Compre & Ganhe (onde o usuário compra um produto no supermercado e escaneia a nota fiscal para ganhar um prêmio) e cupons de e-commerce. A Cuponeria costuma dobrar ano a ano em faturamento. Isso aconteceu também em 2020, quando dobramos também o tamanho do time.

Qual foi o seu maior desafio na jornada empreendedora?

São muitos desafios diariamente e um grande aprendizado que tive foi o de saber lidar com as situações de quando as coisas não saem como o esperado. Hoje em dia sei que muitas coisas demoram a dar certo e é preciso muitos erros para conseguir um acerto. Testar e saber descartar o que dá errado é muito importante. Saber escutar os clientes e os usuários o tempo todo é fundamental.

Teria alguma sugestão de livro para as pessoas que acompanham essa coluna? 

Indico dois. O primeiro “Transformação Radical”, do Pedro Waengertner, Sulivan Santiago e Victor Navarrete. Considero esse livro essencial para empreendedores, por ensinar muito sobre o processo de inovação e a criação de um modelo de gestão que estimule a mesma. Também indico “A Alma Imoral”, do Nilton Bonder. É sobre rupturas na sociedade, refletindo sobre como somos capazes de romper com antigos padrões. É sensacional!

Quais as prioridades da Cuponeria para 2021?

Nossos planos como Cuponeria estão muito relacionados aos usuários. Estamos criando novas funcionalidades, como o cashback e a carteira Cuponeria, para facilitar a vida deles e tornar os descontos ainda mais atrativos.

 Que dica daria para as mulheres que estão começando a empreender?

Para todo mundo que deseja começar a empreender, gosto de reforçar que as dificuldades são muitas e o resultado não vem de forma imediata. São muitos “nãos” até escutar um “sim”, e a ansiedade pode atrapalhar nesse momento. É fundamental desenvolver uma resistência emocional aos problemas.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail