Siga nas redes sociais

Search

Celesc e Secretaria da Agricultura ampliam energia elétrica rural

Foto: Rodrigo Kobs/Celesc

O Programa Celesc Rural ganhará reforços. Isso porque a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e a Celesc trabalharão juntas para angariar recursos e dar mais agilidade na distribuição de energia no campo.

A iniciativa já conta com investimentos de R$ 181 milhões para substituição de cabos de redes monofásicas nuas por redes monofásicas ou trifásicas com cabos protegidos e serão cerca de 2 mil quilômetros instalados até meados deste ano.

Os detalhes foram tratados numa reunião virtual nesta semana entre o secretário Altair Silva e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins.

“Energia elétrica de qualidade é uma das principais demandas dos produtores rurais de Santa Catarina. Esse é um requisito básico para que os agricultores sigam investindo em tecnologia e inovação, por isso queremos construir uma parceria estratégica com a Celesc na busca de mais recursos para o Celesc Rural, para que ele seja ainda mais ágil e atenda a demanda do interior catarinense”, ressalta o secretário.

Até junho deste ano, a Celesc pretende realizar 956 quilômetros em obras no meio rural, substituindo redes monofásicas nuas por redes monofásicas ou trifásicas com cabos protegidos. Serão R$ 51,6 milhões em investimentos.

O programa iniciou em 2019 e até o momento conta com quase 250 mil propriedades rurais beneficiadas.  

“São as pequenas propriedades que alimentam as grandes indústrias e as redes antigas já não atendem mais a realidade do campo. As propriedades rurais são mini-indústrias e precisam de energia elétrica seja para a ordenha, alimentação ou criação de animais. A parceria com a Secretaria da Agricultura será importante para que o Programa possa avançar e atender o nosso estado”, destaca Cleicio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail