Siga nas redes sociais

Search

Brasil registra recorde de empresas abertas e alcança 20 milhões de negócios

Foto: shameersrk/Pixabay

O Brasil registrou no ano passado um recorde histórico na abertura de novas empresas e encerrou o ano com quase 20 milhões de negócios ativos.

O resultado foi apresentado na terça-feira, dia 2 de fevereiro, pelo Ministério da Economia no Mapa de Empresas.

Segundo dados do governo federal, o país criou 3,4 mil novas empresas no ano passado, o que representa um crescimento de 6% em relação a 2019.

Por outro lado, foram fechadas pouco mais de 1 milhão de empresas, queda de 11,3% quando comparado a 2019.

Com isso, o país teve um saldo positivo de 2,3 mil empresas abertas.

Para o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, os números apresentados pelo governo espelham o resultado do trabalho feito para a melhoria do ambiente de negócios e estímulo à atividade empreendedora no Brasil.

“As ações de desburocratização e simplificação conseguiram reduzir o tempo médio para abertura de empresas para 2 dias e 13 horas, o que representa diminuição de 1 dia e 22 horas, quando comparado ao mesmo período de 2019”.

Entre as medidas adotadas pelo governo, o secretário especial destacou o registro de empresas com biometria facial, a ampliação das atividades dispensadas de alvará para funcionamento, a revisão completa das normas de registro, a possibilidade de coleta única para abertura de empresas e simplificação de procedimentos e a implementação do Balcão Único.

MEIs LIDERAM ABERTURAS

Entre as empresas abertas, o grande destaque foram os microempreendedores individuais (MEI).

Nesse grupo são mais de 2,6 milhões de MEIs no decorrer do último ano, representando um aumento de 8,4% em relação ao ano de 2019.

Com isso, essa categoria de empreendedores chegou ao total de 11,2 milhões de negócios ativos no país.

O MEI representa hoje 56,7% das empresas em atividade no Brasil e 79,3% das empresas abertas no ano de 2020.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os dados confirmam a importância das medidas adotadas pelo governo, desde o início da pandemia, no socorro aos pequenos negócios e no estímulo ao empreendedorismo:

“As pesquisas realizadas pelo Sebrae têm mostrado que as pequenas empresas são o principal motor da economia brasileira. Não é exagero afirmar que são os donos de pequenos negócios que levam o país nas costas. Basta ver os dados de geração de empregos. As micro em pequenas empresas foram o único segmento que conseguiu reverter a perda de postos de trabalho provocada pela crise e fechar o ano com saldo positivo de 293,2 mil novos empregos”.

ATIVIDADES

As atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas no ano passado foram: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (200 mil empresas), cabeleireiros, manicure e pedicure (135 mil empresas abertas), fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (110 mil empresas abertas), obras de alvenaria (108 mil empresas abertas) e restaurantes e similares (91 mil empresas abertas).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail