Siga nas redes sociais

Search

5 passos para quem quer abrir um negócio em 2021

Foto: artinspiring/AdobeStock

A maneira como os brasileiros trabalham está passando por fortes mudanças. Esse movimento, impulsionado pela pandemia, fica evidente nos números oficiais.

O país alcançou um recorde de trabalhadores por conta própria no ano passado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE. Esse grupo somava 25 milhões de pessoas no final do terceiro trimestre.

Abrir um negócio e se tornar o próprio chefe requer preparação, disciplina e uma análise sincera de perfil.

“É importante que o planejamento defina com clareza onde se pretende chegar, qual será a forma de atuação e de que modo essa virada profissional irá ocupar também o ambiente digital”, destaca Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites.

Isso porque, segundo o Portal do Empreendedor, 15% dos microempreendedores individuais (MEIs) atuam principalmente pela internet, uma tendência reforçada em 2020. Confira abaixo as dicas do gerente:

PLANEJE CADA PASSO

Entender a importância de um bom planejamento é fundamental para quem deseja empreender e esse hábito deve estar presente desde o início. Antes de sair do atual emprego ou investir todas as economias no novo negócio, é preciso ter uma visão ampla e traçar objetivos. Identificar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, o chamado modelo SMART, ajudará a construir um planejamento estratégico eficaz.

PESQUISE SOBRE O MERCADO

Buscar diferenciais da concorrência, oferecer soluções melhores, preços mais atrativos e compreender os rumos da área em que pretende atuar somente é possível com estudo. Ao definir o nicho de mercado no qual seu negócio estará inserido busque saber qual a média de retorno sobre investimento, oportunidades de parceria, pesquisa de mercado e quais produtos que mais têm aderência com o público. É importante avaliar ainda quais os pontos fortes e fracos dos produtos que planeja oferecer, além de identificar o potencial do nicho escolhido para assegurar que exista equilíbrio entre demanda dos consumidores e competição do mercado. 

ANALISE AS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Ter o olhar atento às tendências do mercado pode contribuir para definir os novos rumos da carreira profissional. O e-commerce, por exemplo, teve o maior crescimento dos últimos 20 anos no primeiro semestre de 2020, com 47%, e se tornou uma estratégia importante para quem, além de trabalhar por conta própria, deseja também abrir um novo negócio. Quem sabe pouco dessa área deve buscar conhecimento o quanto antes. Alguns cursos gratuitos envolvendo vendas online estão disponíveis no Collabplay, plataforma de educação criada pela HostGator no ano passado e voltada para quem quer empreender na internet.

TORNE SUA MARCA RECONHECIDA

Todo o esforço de planejamento e estruturação para a criação do próprio negócio somente farão sentido se forem reconhecidos pelo público. Ou seja, é preciso dedicar tempo e atenção para planejar a divulgação dos serviços ou produtos. Reúna os principais trabalhos desenvolvidos, currículo ou certificações e informações de contato e monte um portfólio atraente. É possível divulgar esse material de maneira assertiva para o público de interesse  com campanhas no Google a partir de R$ 20.

REGISTRE UM DOMÍNIO

Ocupar o espaço virtual com o serviço que pretende oferecer é crucial para as estratégias de divulgação, pois é nesse espaço que as pessoas poderão saber mais sobre os produtos, como entrar em contato e, se for o caso, até mesmo finalizar a compra. Verifique se o domínio que está pensando em utilizar está disponível e escolha a empresa que realizará a hospedagem do site. Considere o melhor custo-benefício e planos que se adequem ao crescimento do seu negócio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail