Siga nas redes sociais

Search

O novo e atual profissional 4.0

Foto: wavebreak3/AdobeStock

De acordo com o título acima, eu poderia destinar as próximas linhas aos profissionais que estão na faixa dos 40 anos de idade, mas não, desta vez irei destinar as linhas abaixo para compartilhar ideias e pensamentos sobre algumas características, conhecimentos e habilidades que eu julgo relevante aos profissionais de qualquer faixa etária, que desejam estar aptos a trabalharem no mundo VUCA e em meio à quarta revolução industrial, ou indústria 4.0.

VUCA é um acrônimo das palavras que estão em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, no nosso idioma (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

O conceito é utilizado para classificar o contexto de caos e de difícil previsão de cenários que é o ambiente corporativo.

Já a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, é um conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial. Conceito que tende a ser uma mistura técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com as organizações e pessoas.

A indústria 4.0 conta com seis princípios tecnológicos, esses princípios apoiam as empresas na identificação e implementação dos cenários. São eles: interoperabilidade, virtualização, descentralização, capacidade, orientado a serviços e a modularidade.

Muito se fala no temor a respeito da substituição dos homens por máquinas, na verdade o que mais se espera do profissional 4.0 é que este erre cedo e aprenda com o erro para melhorar, e futuramente não errar novamente. E o melhor, vir a fazer aquilo que a princípio a máquina não tem condições de fazer, que é pensar estrategicamente.

O Institute for the Future, organização não governamental que estuda tendências em inovação, listou as características que serão indispensáveis ao profissional 4.0, que são aos profissionais da era da digitalização: senso-crítico, utilização de novas mídias, Inteligência social, flexibilidade, capacidade de abstração, competência cross-cultural, interdisciplinaridade, colaboração à distância e priorização.

Além das características acima mencionadas, eu julgo relevante que o profissional 4.0 esteja atento a metodologias, abordagens e tecnologias do mercado como:

  • Design Thinking: para entendermos cada vez mais as necessidades de nossos clientes.
  • Pensamento enxuto “Lean”: para a construção de ofertas de produtos e serviços, bem como o desenvolvimento de processos que agreguem valor ao negócio.
  • Conceitos Ágeis: afim de levarmos ofertas mais rápidas ao mercado e melhorarmos os processos internos.
  • Uso ao máximo de tecnologias de computação em nuvem: garantindo agilidade e escalabilidade para serviços, plataformas e infra-estrutura de tecnologia da informação.
  • Cultura Data-Driven ”Orientação a Dados”: desenvolvimento de indicadores estratégicos para suporte a gestão baseados no entendimento de dados em massa.

Alguns descritos acima relevantes, que na minha visão, podem servir como um próspero início para nos tornarmos ou continuarmos sendo um profissional 4.0.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail