Florianópolis, Joinville e Blumenau entre as 20 cidades mais empreendedoras do país

Com 8,1 pontos, Florianópolis é a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

É o que diz o Índice de Cidades Empreendedoras 2020, divulgado em primeira mão na última quinta-feira, dia 28 de janeiro, pelo Economia SC no Sul do país.

O estudo tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

Outras duas cidades de Santa Catarina aparecem no ranking geral: Joinville com a 16ª posição e Blumenau com a 17ª.

Com isso, as três cidades catarinenses estão entre as 20 cidades mais empreendedoras do país.

AMBIENTE REGULATÓRIO

Em relação ao ambiente regulatório, que compreende o processo de abertura e liberação de funcionamento, passando pelo pagamento de impostos, até o fechamento de uma empresa, a cidade de Florianópolis se destaca na 23ª posição, Joinville na 27ª posição e Blumenau aparece no 58º lugar.

INFRAESTRUTURA

Quando se fala em infraestrutura, no termo de malha viária, o 15º lugar ficou com Florianópolis. Já Blumenau e Joinville aparecem na 24ª e 30ª posição, respectivamente.

MERCADO

No mercado, a 16ª posição ficou com Joinville, a 21ª posição com Blumenau e Florianópolis com a 42ª posição. Esse indicador é uma espécie de balanço da oferta e demanda, levando em conta expectativas sobre o poder de compra da população residente.

ACESSO A CAPITAL

O acesso ao capital, um dos principais desafios dos empreendedores brasileiros, é outro indicador que faz parte do ranking geral. Nesse, Florianópolis obtém destaque na 6ª posição. Blumenau aparece no 28º lugar e Joinville no 52º lugar.

INOVAÇÃO

No quesito inovação, que alimenta a competitividade dos negócios, as cidades catarinenses despontam entre as 20 posições. Florianópolis aparece em 1º lugar, Joinville no 4º lugar e Blumenau no 20º lugar.

CAPITAL HUMANO

Florianópolis também aparece em 1º lugar no indicador de capital humano, que diz respeito à qualificação dos funcionários. Nesse, Joinville e Blumenau aparecem na 25ª e 47ª posição, respectivamente.

CULTURA EMPREENDEDORA

Dentre as vantagens competitivas de um município com forte cultura empreendedora, estariam, por exemplo, a criação de novas tecnologias pelas empresas e sua aceitação e incorporação pelos indivíduos. Em relação a esse ponto, é só na 55ª posição que Joinville aparece. E em posições de menos destaque, Blumenau e Florianópolis são listadas em 86º e 87º lugar.

O documento é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que oferece capacitação para que gestores e servidores públicos de todo o país, e a Endeavor, organização que acelera empreendedores e empreendedoras de alto impacto.

O relatório completo pode ser conferido clicando aqui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais