Siga nas redes sociais

Search

Florianópolis é a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, segundo ranking

Foto: RicardoNeves/Pixabay

Com uma pontuação de 8,1 e atrás apenas de São Paulo, a capital catarinense, Florianópolis, é a segunda listada no Índice de Cidades Empreendedoras 2020, divulgado em primeira mão pelo Economia SC no Sul do país.

O estudo tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

Outras duas cidades de Santa Catarina aparecem no ranking geral: Joinville com a 16ª posição e Blumenau com a 17ª.

Em relação ao ambiente regulatório, que compreende o processo de abertura e liberação de funcionamento, passando pelo pagamento de impostos, até o fechamento de uma empresa, a cidade de Florianópolis se destaca na 23ª posição, Joinville na 27ª posição e Blumenau aparece no 58º lugar.

Quando se fala em infraestrutura, no termo de malha viária, o 15º lugar ficou com Florianópolis. Já Blumenau e Joinville aparecem na 24ª e 30ª posição, respectivamente.

No mercado, a 16ª posição ficou com Joinville, a 21ª posição com Blumenau e Florianópolis com a 42ª posição. Esse indicador é uma espécie de balanço da oferta e demanda, levando em conta expectativas sobre o poder de compra da população residente.

O acesso ao capital, um dos principais desafios dos empreendedores brasileiros, é outro indicador que faz parte do ranking geral. Nesse, Florianópolis obtém destaque na 6ª posição. Blumenau aparece no 28º lugar e Joinville no 52º lugar.

No quesito inovação, que alimenta a competitividade dos negócios, as cidades catarinenses despontam entre as 20 posições. Florianópolis aparece em 1º lugar, Joinville no 4º lugar e Blumenau no 20º lugar.

Florianópolis também aparece em 1º lugar no indicador de capital humano, que diz respeito à qualificação dos funcionários. Nesse, Joinville e Blumenau aparecem na 25ª e 47ª posição, respectivamente.

Dentre as vantagens competitivas de um município com forte cultura empreendedora, estariam, por exemplo, a criação de novas tecnologias pelas empresas e sua aceitação e incorporação pelos indivíduos. Em relação a esse ponto, é só na 55ª posição que Joinville aparece. E em posições de menos destaque, Blumenau e Florianópolis são listadas em 86º e 87º lugar.

O documento é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que oferece capacitação para que gestores e servidores públicos de todo o país, e a Endeavor, organização que acelera empreendedores e empreendedoras de alto impacto.

O relatório completo pode ser conferido clicando aqui.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail