Mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

Por Maurício Rodrigues, CEO da fintech Openbox.ai

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que beneficia as PME’s que buscam fugir de juros abusivos ou negativas dos bancos tradicionais.

O principal benefício dessa modalidade de crédito é a fuga do endividamento: a  empresa recebe de forma antecipada valores previstos para serem recebidos no futuro.

Porém, esse tipo de crédito ainda gera muitas dúvidas. A seguir, esclareço alguns mitos sobre a antecipação de recebíveis:

  • Antecipação de recebíveis é empréstimo.

MITO. Antecipação de recebíveis não é empréstimo. Trata-se de uma antecipação que possibilita que a empresa receba um valor que já seria pago a ela de qualquer forma. Por isso, a antecipação de recebíveis não é um capital emprestado, somente antecipado. Funciona assim: é realizado um cadastro rápido, com e-mail corporativo e CNPJ e download das notas fiscais, já com valor que será disponibilizado no painel. Em seguida, é feita a análise, gerado um contrato de operação e o valor da antecipação é depositado na conta empresarial.

  • É possível antecipar recebíveis de serviços prestados, além de produtos vendidos.

VERDADE. Seja produto vendido ou serviço prestado, estando com as notas fiscais em mãos, é possível antecipar os recebíveis! A análise começa somente após o download desses documentos e de um cadastro com e-mail corporativo e CPNJ.

  • O meu cliente vai achar estranho eu antecipar o recebível dele.

MITO. Hoje, esse tipo de modalidade de crédito já está popularizada no mercado. Assim como os empreendedores que solicitaram a antecipação de recebíveis estão acostumados com isso, os clientes deles também estão. Nesse sentido, o papel do cliente é antecipar as notas promissórias de pagamento para o cliente enviar à instituição financeira escolhida para a antecipação de recebíveis.

  • Não tenho acesso à crédito quando mais preciso.

MITO. É preciso compreender como é feita a concessão de crédito. Há uma análise com milhares de pontos e cada instituição tem o seu próprio roteiro, itens considerados, e há aqueles clássicos, como histórico de crédito e de pagamento, perfil e comportamento financeiro e isso impacta na hora de conseguir um empréstimo

É importante compreender esse processo e adequar a gestão da empresa para conseguir cumpri-los e obter crédito quando se precisa. É preciso usar esse valor a favor da empresa, e não só para apagar incêndio.

  • A antecipação de recebíveis cria uma ciclo vicioso.

MITO. Para desmistificar essa questão, o gestor financeiro precisa saber exatamente a quantidade de crédito que a empresa precisa para crescer, quanto isso vai custar e se a receita consegue pagar essa despesa. A chave aqui é a organização. Tudo isso deve estar muito bem organizado, planejado e controlado, senão realmente pode ser ruim para os negócios.

  • Crédito empresarial é muito caro.

MITO. Há linhas de crédito caras, mas quando uma empresa pede um empréstimo no mercado, existem uma série de fatores que serão avaliados e analisados, Então, há modalidades diferentes e formas diferentes de se conseguir essa linha de crédito. Por isso, é importante conhecer essas opções e as fintechs que estão surgindo com novas soluções de mercado e entender o que cabe na sua empresa e o que pode ser diferente. Tudo isso para derrubar esse mito do valor muito alto.

  • É possível obter uma antecipação de recebíveis rapidamente.

VERDADE. De forma prática e segura, 100% online, fintechs como a Openbox.ai já conseguem realizar operações que agilizam o tempo de análise e de pagamento, fazendo com que o crédito seja efetuado em até uma hora na conta do empreendedor.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais