Siga nas redes sociais

Search

Mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

Foto: divulgação

Por Maurício Rodrigues, CEO da fintech Openbox.ai

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que beneficia as PME’s que buscam fugir de juros abusivos ou negativas dos bancos tradicionais.

O principal benefício dessa modalidade de crédito é a fuga do endividamento: a  empresa recebe de forma antecipada valores previstos para serem recebidos no futuro.

Porém, esse tipo de crédito ainda gera muitas dúvidas. A seguir, esclareço alguns mitos sobre a antecipação de recebíveis:

  • Antecipação de recebíveis é empréstimo.

MITO. Antecipação de recebíveis não é empréstimo. Trata-se de uma antecipação que possibilita que a empresa receba um valor que já seria pago a ela de qualquer forma. Por isso, a antecipação de recebíveis não é um capital emprestado, somente antecipado. Funciona assim: é realizado um cadastro rápido, com e-mail corporativo e CNPJ e download das notas fiscais, já com valor que será disponibilizado no painel. Em seguida, é feita a análise, gerado um contrato de operação e o valor da antecipação é depositado na conta empresarial.

  • É possível antecipar recebíveis de serviços prestados, além de produtos vendidos.

VERDADE. Seja produto vendido ou serviço prestado, estando com as notas fiscais em mãos, é possível antecipar os recebíveis! A análise começa somente após o download desses documentos e de um cadastro com e-mail corporativo e CPNJ.

  • O meu cliente vai achar estranho eu antecipar o recebível dele.

MITO. Hoje, esse tipo de modalidade de crédito já está popularizada no mercado. Assim como os empreendedores que solicitaram a antecipação de recebíveis estão acostumados com isso, os clientes deles também estão. Nesse sentido, o papel do cliente é antecipar as notas promissórias de pagamento para o cliente enviar à instituição financeira escolhida para a antecipação de recebíveis.

  • Não tenho acesso à crédito quando mais preciso.

MITO. É preciso compreender como é feita a concessão de crédito. Há uma análise com milhares de pontos e cada instituição tem o seu próprio roteiro, itens considerados, e há aqueles clássicos, como histórico de crédito e de pagamento, perfil e comportamento financeiro e isso impacta na hora de conseguir um empréstimo

É importante compreender esse processo e adequar a gestão da empresa para conseguir cumpri-los e obter crédito quando se precisa. É preciso usar esse valor a favor da empresa, e não só para apagar incêndio.

  • A antecipação de recebíveis cria uma ciclo vicioso.

MITO. Para desmistificar essa questão, o gestor financeiro precisa saber exatamente a quantidade de crédito que a empresa precisa para crescer, quanto isso vai custar e se a receita consegue pagar essa despesa. A chave aqui é a organização. Tudo isso deve estar muito bem organizado, planejado e controlado, senão realmente pode ser ruim para os negócios.

  • Crédito empresarial é muito caro.

MITO. Há linhas de crédito caras, mas quando uma empresa pede um empréstimo no mercado, existem uma série de fatores que serão avaliados e analisados, Então, há modalidades diferentes e formas diferentes de se conseguir essa linha de crédito. Por isso, é importante conhecer essas opções e as fintechs que estão surgindo com novas soluções de mercado e entender o que cabe na sua empresa e o que pode ser diferente. Tudo isso para derrubar esse mito do valor muito alto.

  • É possível obter uma antecipação de recebíveis rapidamente.

VERDADE. De forma prática e segura, 100% online, fintechs como a Openbox.ai já conseguem realizar operações que agilizam o tempo de análise e de pagamento, fazendo com que o crédito seja efetuado em até uma hora na conta do empreendedor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail