Pesquisa pode dar respostas sobre origem e circulação do coronavírus em SC

De onde vêm as variantes do coronavírus identificadas em Santa Catarina? Como elas chegaram até aqui? Há muitas perguntas que podem ser respondidas a partir do sequenciamento do genoma do micro-organismo em 100 amostras coletadas em diferentes regiões do estado.

O trabalho é liderado pelo professor Glauber Wagner, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

O pesquisador faz parte do Laboratório de Bioinformática do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Núcleo de Bionformática e Biologia Computacional do Centro de Ciências Biológicas.

A ideia é verificar quais variantes do vírus estão em circulação no estado. 

As amostras de pacientes diagnosticados com coronavírus em diferentes regiões do estado são processadas e amplificadas para depois seguirem para a etapa de sequenciamento, feito pela Biomehub, spin-off da Neoprospecta, dedicada ao desenvolvimento de serviços inovadores para a saúde.

Ele destaca que a maioria destas mutações não resultam em alterações significativas nas proteínas dos vírus, mas algumas delas podem gerar variantes que podem ser observadas, incidindo no comportamento do vírus:

“Nesta fase do estudo, pelo menos metade das cem amostras sequenciadas estão em análise para a identificação dos genótipos. A expectativa é de que o trabalho já tenha seus primeiros resultados em março. Uma das hipóteses é de que diferentes mutações possam ser identificadas nas diferentes regiões”.

Os dados das amostras coletadas na pesquisa também serão incorporados aos repositórios que reúnem informações genéticas sobre o coronavírus no mundo.

De acordo com o professor, há nestes bancos de dados, cerca de 600 amostras sequenciadas no Brasil, seis delas de Santa Catarina.

Fonte: Amanda Miranda, jornalista da Agecom/UFSC com informações da Fapesc

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais