Siga nas redes sociais

Search

Especialista recomenda planejamento de risco para evitar crise nos negócios

Crédito da foto: artinspiring/AdobeStock

Apesar das grandes dificuldades e instabilidades, que incluíram até um período de recessão econômica, o ano de 2020 trouxe muitos aprendizados para o mundo dos negócios. Fosse para evitar maiores danos ou para começar algo do zero, empresários e empresárias tiveram que se adaptar às pressas em função da pandemia. Ainda que o início da vacina já esteja em pauta, porém sem data definida, o país ainda vive sob a sombra do coronavírus e a economia ainda precisa se precaver para se recuperar.

A fim de entender um pouco o mercado e saber como se preparar para os impactos econômicos nos negócios, o diretor financeiro e gestor de crise da Leve, Paulo Refosco, recomenda que o planejamento de riscos é a melhor forma de evitar erros do passado:

“A crise vivida no ano passado nos fez abrir os olhos para novos modelos, oportunidades e situações de risco. A grande questão é: por mais que sejamos otimistas para 2021, precisamos estar preparados. Ainda há muitos negócios fechados, sem perspectivas, desemprego alto e temos o potencial de inflação. Por isso, o planejamento financeiro é importante”. 

De acordo com ele, esse plano inclui:

  1. Ter um colchão de poupança: reserva financeira que te permite ficar alguns meses sem renda.
  2. Mapear fontes de liquidez: estude linhas de crédito que possam ajudar a criar um fluxo de caixa ou até para eliminar dívidas.
  3. Minimizar gastos com dívidas: rever alternativas, renegociar ou refinanciar uma dívida antiga pode reduzir os custos com juros. Com isso, é possível pagar a parcela da dívida e, ainda, montar o colchão de poupança.
  4. Planejar investimentos: alguns investimentos podem ser oportunidades para crescer profissionalmente, como um curso ou até mesmo um veículo. 

O conselho também é válido para os mais de 1,8 milhão de microempreendedores que abriram CNPJs no ano passado, de acordo com levantamento do Sebrae

“É o momento de inovar e se reinventar. Às vezes, a gente tem que arriscar e começar algo sem planejar. Mas fica o ensinamento: crises acontecem. Comece o planejamento de riscos e se proteja”. 

Leia também: os desafios de empreender, por Irene da Silva, CEO da Ellevo.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail