Siga nas redes sociais

Search

Equipe da UFSC Joinville é aprovada em edital para construir foguete acadêmico

Foto: arquivo do site da equipe

A Kosmos, equipe de foguetemodelismo formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville, foi um dos grupos contemplados pelo edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, organizado pela Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial, com recurso da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O grupo receberá recursos de R$ 10 mil na categoria de Construção de Foguete Universitário com apogeu maior ou igual a 3 km, com tecnologia de propulsão sólida.

O projeto foi desenvolvido pelo professor Diogo Nardelli Siebert, coordenador da equipe, pelo capitão da Kosmos, Vinicius Hanisch e demais membros do grupo.

Diogo destaca que a construção do foguete de 3 km será um passo importante no crescimento da equipe, que já desenvolveu e lançou foguetes com apogeu de 1 km:

“Atualmente poucas equipes universitárias no Brasil conseguiram lançar com sucesso um foguete de 3 km, logo o sucesso nessa empreitada colocará a Kosmos em grupo bastante seleto”.

A Kosmos foi fundada em 2013 por um grupo de estudantes que queriam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir da construção de foguetes.

Os protótipos desenvolvidos participam de dois grandes eventos na área de foguetemodelismo: a Latin America Space Cup, e o Festival de Minifoguetes de Curitiba.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail