Siga nas redes sociais

Search

UFSC registra cerca de 3,5 mil projetos de pesquisa e extensão durante pandemia

Crédito da foto: fernandozhiminaicela/Pixabay

A pesquisa e a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não pararam este ano.

Entre março e novembro, 3.078 projetos de pesquisa e 414 projetos de extensão estavam em curso na universidade, mesmo com aulas presenciais suspensas e com as dificuldades do isolamento social necessário para frear a pandemia.

O pró-reitor de pesquisa da UFSC, Sebastião Roberto Soares, explica que 653 projetos foram criados durante os meses de isolamento, 46 deles especificamente relacionados ao coronavírus.

“As investigações de alguns assuntos até aumentaram, pelas demandas específicas de Covid-19, em atividades como estudos de respiradores”, destaca.

Entre os projetos de iniciação científica, foram 1.459 inscritos no período e 1.491 ações de apoio aos pesquisadores, como à submissão de editais e formalização de convênios, por exemplo.

O pró-reitor de extensão da universidade, Rogério Cid Bastos, complementa que foi uma situação excepcional, que fez com que a universidade ampliasse inclusive o uso de ferramentas de tecnologia:

“Foi um momento que demonstrou como precisamos repensar o futuro, e desenvolver atividades com um maior uso das tecnologias”.

Entre março e novembro, foram 414 projetos de extensão vigentes na universidade. Só de trabalhos relacionados ao novo coronavírus, foram 33.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail