Siga nas redes sociais

Search

A importância da evolução dos ecossistemas de startups para o desenvolvimento econômico

Compartilhe

Foto: Pixabay

A inovação é fator fundamental para criar vantagens competitivas sustentáveis e promover o crescimento econômico.

Para que o nível de inovação se mantenha elevado, é importantíssimo que haja condições para o desenvolvimento de startups, ou seja, novas empresas que buscam oferecer soluções à problemas emergentes e necessidades do mercado.

Além disso, criam novas demandas a partir da criação de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios que utilizam diversas tecnologias de forma inovadora.  

O Banco Interamericano de Desenvolvimento acompanha a evolução dos ecossistemas de startups no Brasil para medir seu nível de maturidade e aumentar a compreensão de todos sobre a necessidade de melhorar o ambiente de negócios como um todo. O Brasil tem um potencial gigantesco para crescer, e grande parte dele está nas inovações geradas nas startups. 

Segundo os estudos do BID: “a existência de um ecossistema de startups dinâmico contribui fortemente para sustentar a inovação, traz dinamismo e eficiência à produtividade dos setores industriais, facilita a difusão do conhecimento e gera maiores oportunidades de empregos de qualidade. Por dependerem, quase que exclusivamente, de seu próprio desempenho (de crescimento e conteúdo tecnológico), as startups tendem a oferecer soluções a problemas emergentes, mas também criam demandas mediante o desenvolvimento de novas formas de negócios, muitas vezes para atender a problemas antigos“.

Ecossistemas dinâmicos tem capacidade de gerar um impacto forte e duradouro sobre a economia das cidades e regiões em que se encontra, acelerando, assim, o desenvolvimento econômico, social e humano, além de contribuir para uma sociedade melhor em todas as dimensões. 

Um ecossistema de startups dinâmico se apoia na evolução de sete pilares, sendo: 

CULTURA

Esse movimento que faz com eventos, cursos, capacitações que traz novos assuntos e dissemina conceitos importantes para o desenvolvimento pessoal e a integração das pessoas.

Além disso, histórias inspiradoras e casos de sucesso ajudam a motivar estudantes e profissionais a desenvolver ideias e transformá-las em negócios.

A ação de evangelistas, que incentivam a participação de representantes de empresas, entidades e compartilham conhecimento, a divulgação pela imprensa dos fatos relevantes e novidades do ecossistema e a incorporação de novos modelos mentais mais arrojados que transformam a cultura local, gerando mudanças de atitudes que revolucionam o desenvolvimento do ecossistema. 

DENSIDADE

Um ecossistema começa quando se cria a segunda startup em uma cidade. Com o aumento do número de startups de uma região, mais e mais pessoas se envolvem no processo de integração e troca de experiências.

Isso incentiva o surgimento de estruturas de suporte como coworkings, centros de inovação, grupos de conhecimento e formação.

Universidades e entidades podem ter papel fundamental no processo de ativação para o aumento da densidade. 

AMBIENTE REGULATÓRIO

É preciso terceiras claras e incentivos para a abertura e o funcionamento de empresas que vão funcionar nesse ambiente incerto para resolver problemas complexos.

Programas governamentais de incentivo e novas leis que deem mais condições para o desenvolvimento de novos negócios pode-se facilitar muito a evolução do ecossistema como um todo. 

TALENTOS

No limite, estamos sempre falando de pessoas. Elas precisam estar motivadas, engajadas, capacitadas e em um processo de constante evolução pessoal e profissional para manter o ecossistema ativo.

A formação especializada de estudantes nas áreas é super importante e fundamental ter ações para atrair e reter os profissionais especializados na região.

Isso vai muito além da capacidade de treinamento, e inclui até a infraestrutura de lazer e cultura da cidade, para atender as demandas de um público cada vez mais criterioso. 

ACESSO AO MERCADO

Um fator crítico para o sucesso das startups é a capacidade de aumentar sua abrangência e sua velocidade de crescimento.

O relacionamento com empresas já estabelecidas é muito importante para acelerar e potencializar o crescimento das startups, com acesso a clientes corporativos, parcerias com grandes empresas, e contato com players que já têm redes de distribuição consolidadas, por exemplo.

Essa integração entre empresas e startups é vantajosa para todos e pode gerar uma explosão de novos negócios.

CAPITAL

Outra necessidade é ter capital para financiar o crescimento das startups na fase inicial e para sustentar seu crescimento nas fases de tração e escala.

Acesso a linha de crédito, investidores-anjo, incubação com transferência de conhecimento, aceleração com capacitação de alto nível e investimentos em todas as etapas do desenvolvimento das startups é muito importante para aumentar as chances de sucesso de cada uma delas, e criar mais movimento no ecossistema. 

DIVERSIDADE E IMPACTO 

Esse é um fator fundamental que tem que fazer parte de cada ação do ecossistema, ainda mais em um país tão desigual como o nosso. A inovação é abafada pela uniformidade.

Um ecossistema inovador precisa de diversidade de ideias, repertórios, origens e conceitos, precisa ser inclusivo e fomentar a interação para aumentar seu impacto econômico, social e humano.

É assim que a associação de ideias acontece e desenvolvem soluções realmente inovadoras que vão ter alto impacto. Milhares de exemplos pelo mundo de startups de sucesso sustentam essa realidade: diversificar para inovar. 

Eu acredito que temos todas as peças no lugar para desenvolver ainda mais o nosso ecossistema de inovação e acelerar o crescimento das startups do Brasil e, especialmente, em Santa Catarina.

O estado tem se destacado no mercado nacional com grandes casos de sucesso de startups. Mas ainda estamos só no começo.

Temos que ter novos ecossistemas surgindo em regiões interioranas, adequados à realidade local e potencializando os pontos fortes da cidade e os segmentos de atuação com maior potencial. 

A integração regional também é uma necessidade. Devemos consolidar os ecossistemas do Vale do Itajaí, do Sul, Norte e Oeste do estado, e integrar ainda mais a Grande Florianópolis.

Sempre mantendo as características de cada cidade e região para evoluir para um ecossistema estadual ainda mais forte para transformar Santa Catarina em um hub global de inovação. 

Estamos na iminência de um grande salto quantitativo e qualitativo para a integração dos atores e o crescimento das startups em Santa Catarina.

Os centros de inovação, as associações empresariais, as universidades, as entidades de fomento, o sistema s e todos os demais atores têm papel fundamental para gerar a convergência e a massa crítica necessária para esse grande movimento. Vamos juntos construir esse futuro?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail