Siga nas redes sociais

Search

Os desafios de empreender

Crédito da foto: Daniel Zimmermann

A imagem de um mar aberto à sua frente pode bem ser comparada ao oceano de possibilidades que empreender oferece.

Mas não dá pra se enganar: a calmaria é apenas visual e as águas tendem a ser bastante revoltas, na maior parte do tempo. 

Ser dono ou dona do próprio negócio é isso: poder aproveitar chances, mas se deparar com obstáculos, intempéries, burocracia e, saindo da analogia da natureza para a cozinha, ter muitos pepinos para resolver.  

Mas vale a pena? Vale! É incrível? É! Dá dor de cabeça? Dá! Mas o sentido das coisas ganha outro foco, a visão de mundo se transforma e a vontade de deixar uma marca boa nessa existência supera as dificuldades.

Por não ser um mar de rosas é preciso pensar muito antes de se aventurar. Não é simplesmente não precisar cumprir mais horários, porque você vai trabalhar mais do que imagina.

Não é apenas ter um bom salário, porque até chegar no ponto da maturidade da sua empresa, você precisa ter um planejamento muito bem estruturado para que o retorno financeiro seja palpável, e isso leva tempo!

Não é por questões hierárquicas, porque ser seu próprio chefe te enche ainda mais de responsabilidades a serem cumpridas consigo mesmo, com seu negócio, com seus colaboradores.   

Ser empreendedor exige muito. Tempo. Audácia. Comprometimento. Análises. Estudo. E até um pouco de sangue frio. Assim como qualquer outra profissão, é preciso ter vocação, gostar do que se faz.

É preciso fazer sentido para dar certo, porque senão dá tudo errado mesmo, com toda a força de conspiração do universo!

Ser dono do seu próprio negócio vai te forçar a entender de finanças, de logística (e não importa o seu ramo de atuação!), de legislação. “Mas isso tudo não tem nada a ver com minha área!”. Ahhh, tem sim! E como tem!

Por outro lado, você desenvolve competências que talvez nem sabia que tinha e se redescobre a cada ciclo do seu negócio.

Não se engane: você não vai trabalhar pouco, não vai ter menos preocupações e não vai ficar rico da noite para o dia. No entanto, a grandeza de estar à frente daquilo que você escolheu para sua carreira te impulsiona a subir a escada até o topo do sucesso.

É nessas horas que as dificuldades se transformam em pequenos aprendizados e podem te fazer refletir se estás no caminho certo.

E se não estiver, tudo bem! Permita-se se readaptar. É assim que grandes negócios e grandes empreendedores prosperam. 

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail