O que torna as empresas os melhores ambientes para trabalhar

Foi divulgado na quarta-feira, dia 9 de dezembro, o ranking estadual do Great Place to Work (GPTW), que lista as melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina.

No total, 55 empresas foram premiadas dentro das categorias pequena, média e grande portes.

O destaque foi para a Next Shipping, uma das empresas mais novas no ramo de logística internacional e que aparece no ranking pela segunda vez consecutiva, conquistando o primeiro lugar na categoria das pequenas (de 30 a 99 colaboradores).

Fundada em 2017 pelos amigos e sócios Evandro Turatto e Bruno Meurer, a empresa nasceu com DNA inovador e focada na gestão de pessoas, priorizando a diversidade, o bem-estar e a qualidade de vida da equipe, baseada em uma cultura ética e transparente.

Este ano, mesmo diante dos desafios de uma pandemia, a empresa não reduziu o número de funcionários e ainda aumentou o quadro de vagas em mais de 60%. Atualmente, mantém o modelo híbrido à escolha dos colaboradores.

“O nosso propósito sempre foi mudar a forma como as pessoas trabalham com comércio exterior. Entendemos que precisamos valorizar o nosso time, pois a empresa é feita de pessoas. Só assim poderemos juntos ter um ambiente de trabalho saudável”, explica Evandro, também diretor de marketing e comercial.

Já a Teltec Solutions, integradora de soluções tecnológicas, ficou no primeiro lugar entre as médias (até 999 funcionários).

Para Natália Pruchneski, coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da empresa, a premiação é resultado de uma série de ações focadas na saúde física e emocional dos colaboradores durante a pandemia:

“Procuramos nos adaptar em relação às práticas que já eram costumeiras nos anos anteriores em que participamos do ranking. Adaptamos práticas de apresentação da empresa a novos colaboradores, adaptamos eventos para o virtual, implementamos medidas a fim de reforçar o aspecto do cuidado a quem está conosco atravessando as dificuldades e incertezas que vieram junto com a pandemia. Todas essas ações foram vistas e sentidas de modo bastante positivo pelos colaboradores, com forte adesão em cada uma delas”.

Pela quinta vez o DOT digital group figura no ranking , duas no nacional e três no estadual. Criado em 1996, é um dos maiores players de educação digital do Brasil e já capacitou mais de 10 milhões de pessoas com soluções e tecnologias desenvolvidas para o mercado corporativo.

Desde março, os mais de 250 funcionários estão em home office, sem previsão de retorno ao trabalho presencial.

Horário flexível sempre foi uma realidade e, com isso, os colaboradores têm conseguido conciliar o trabalho com as atividades domésticas e o cuidado com os filhos. Têm liberdade, por exemplo, para adotar mais ou maiores pausas durante a jornada e em horários diferentes do que ocorria antes.

“Ser GPTW é construir relações saudáveis e de confiança com as pessoas. Sem esses dois elementos, nenhuma empresa tem sucesso. O home office veio mostrar isso”, diz a gerente de Pessoas & Cultura da empresa, Ana Paula Baseggio Lehmkuhl.

A segunda melhor empresa de médio porte para trabalhar em Santa Catarina não é estreante no ranking. A Involves foi destaque no GPTW nos últimos quatro anos e, este ano, eleita a 8ª melhor empresa de médio porte no ranking geral e a 12ª melhor de tecnologia.

Fundada em 2009, a empresa desenvolve soluções para gestão de trade marketing e apostou desde o início na cultura ética e transparente para criar um ambiente de trabalho saudável, diverso e focado nas pessoas.

Em meio à pandemia, foi preciso adaptar a cultura presencial para o digital e encontrar a melhor forma de cuidar do time à distância.

“Estar no topo desse ranking mostra que com dedicação e comprometimento do time superamos os desafios deste ano sem deixar de cuidar do que consideramos prioridade na Involves, as pessoas”, explica o CEO da Involves, André Krummenauer

Na WK Sistemas, empresa de Blumenau que desenvolve softwares de gestão empresarial (ERP), foi a cultura de colocar os colaboradores em primeiro lugar que trouxe a conquista como uma das melhores empresas para se trabalhar.

A companhia tem mais de 140 práticas mapeadas e todas são pautadas principalmente no respeito a todos os indivíduos.

Para Cláudia Rutzen, diretora administrativa da WK, o fator que trouxe o prêmio para a empresa foi a comunicação clara, aberta e honesta durante a pandemia, que estreitou os laços e reforçou a confiança dos colaboradores na empresa:

“Esse cuidado extra, com flexibilizações individualizadas, certamente foi importante, mas mais do que isso, nossos funcionários se sentiram seguros em relação a WK. Esse foi o grande diferencial, ter a confiança ratificada em todas as iniciativas”.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais