Siga nas redes sociais

Search

Consultoria auxilia e-commerce infantil e vendas aumentam 350%

Compartilhe

Gustavo Kniess e Edimara Kniess, fundadores da Rosa Azul Kids. Foto: Guilherme Matheus Cipriani

O surgimento, a ampliação e a popularização do mercado virtual trouxeram uma nova dinâmica para as empresas lojistas e um grande desafio para os gestores comerciais.

Com o crescimento do público-alvo e a possibilidade de atingir consumidores em todos os cantos do mundo, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de adotar um planejamento assertivo, criar boas práticas empresariais e empregar conceitos e tendências logísticas mais eficazes e que propiciem maior produtividade, rentabilidade e engajamento dos colaboradores e consumidores.

No entanto, abrir um e-commerce, aproveitar as lacunas no mercado e vislumbrar uma possibilidade de crescimento real não é uma tarefa fácil: exige planejamento e dedicação.

Embora não seja uma notícia animadora, inúmeros lojistas enfrentam os mesmos problemas e dificuldades.

Mas, ao fazer uma pesquisa de mercado, é evidente que algumas empresas permanecem no mercado e se mostram bem-sucedidas, já outras, parecem estagnadas e a beira do colapso.

Qual o segredo para o sucesso de alguns empreendimentos e o fracasso de outros? Notadamente, há sim a influência do mercado e a situação política e econômica da comunidade em que o negócio se insere, assim como as especificidades de cada segmento empresarial.

No entanto, todas as decisões perpassam, também, a habilidade do gestor, que deve conseguir enxergar potenciais consumidores, vislumbrar oportunidades futuras de negócio e se dedicar ao aperfeiçoamento de práticas logísticas e operacionais que melhorem o resultado da empresa.

Nesse contexto, o surgimento de consultorias empresariais especializadas surge como uma ferramenta necessária para o sucesso: um pequeno atalho que se toma a partir das experiências e habilidades de um consultor.

A Rosa Azul Kids, fundada em 2018, após a análise prévia de um projeto que visava a abertura de um e-commerce no segmento infantil, vivenciou desde o seu surgimento, uma ampliação do seu mercado consumidor e o crescimento da empresa, que passou de uma sala comercial de 33m2 para uma área de aproximadamente 500m2, ampliando também a equipe de funcionários, desenvolvendo novos produtos e adquirindo maior expertise no mercado.

Se o trabalho dos dois sócios era o suficiente para todas as etapas de compra e venda de produtos, o crescimento da Rosa Azul Kids resultou na constatação evidente de problemas logísticos, custos elevados e redução das vendas.

Ao recorrer a um consultor empresarial, Felippe Goebel, fundador do Frete Barato, um hub de transporte de cargas, a empresa se valeu do know-how e, ao lado de alguém que já conhecia o sucesso nos negócios, o e-commerce infantil pôde definir novas metas, adotar novas práticas operacionais e logísticas, ampliar o seu alcance no mercado e aumentar o lucro do negócio.

Desse modo, o e-commerce continua, com sucesso, seguindo seu lema: uma loja virtual para pais modernos que sabem utilizar bem o seu tempo. 

Para a Rosa Azul Kids, a consultoria demonstrou a ineficiência do processo logístico adotado anteriormente, já que a falta de experiência nesse setor da cadeia produtiva inviabilizava, por exemplo, o emprego de fretes competitivos e melhores prazos de entrega.

Nesse caso, não bastava a qualidade do produto vendido, mas também, a aceitação, por parte do cliente, de fretes elevados e demorados, o que acarretava carrinhos de vendas abandonados e resultados ruins de vendas.

Se a relação produto/fornecedor e as etapas logísticas eram um entrave para a loja, tornava-se impensável um crescimento sustentável, uma vez que a chegada de insumos e produtos esbarrava em preços elevados e, posteriormente, a saída dos pedidos também encontraria uma barreira de custos, o que diminuía consideravelmente a margem de lucro do negócio.

Desse modo, aliar o e-commerce a um consultor ligado ao mercado de transporte de cargas constituiu uma aliança estratégica e mutuamente benéfica.

Para a Rosa Azul Kids, o baixo volume de pedidos expedidos mensalmente impossibilitava a adoção de tabelas de frete mais competitivas, o que já demonstra uma barreira de entrada de novos players no mercado de vendas. 

Ao mesmo tempo, a consultoria, seguida da parceira com a empresa Frete Barato, surgiu como solução para os problemas logísticos da Rosa Azul Kids, permitindo a implantação de tabelas de frete mais agressivas, garantindo melhores prazos e preços, assim como um acompanhamento mensal da performance e da rentabilidade da empresa no que diz respeito aos aspectos logísticos.

Com a diminuição do custo logístico e com a adoção de melhores opções de frete, a Rosa Azul Kids, após o período de consultoria, conseguiu alcançar um aumento de 350% em suas vendas e envios.

Com o aperfeiçoamento das etapas logísticas e operacionais do e-commerce, o que significou uma ampliação do número de pedidos e a redução do frete, a loja virtual aumentou o seu faturamento e o seu alcance no mercado, que aliás, é uma das metas da empresa para 2021.

O emprego de consultorias, assim, irrompe como uma estratégia de sucesso no mercado empresarial, uma vez que se apropriar do know-how de um empresário bem-sucedido é largar na frente da concorrência e já partir do meio de um longo caminho que será trilhado na direção do próprio êxito.

Portanto, abandonar práticas antiquadas, melhorar os processos logísticos e operacionais e adotar a postura de um gestor que reconhece o não conhecimento de todas as nuances do mercado empresarial, necessitando do auxílio de alguém que sabe o que fazer para obter um triunfo, é uma fórmula possível para o sucesso e no qual o planejamento e a dedicação são essenciais.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail