Siga nas redes sociais

Search

A herança e o futuro de Santa Catarina

Foto: divulgação

“Se vi mais longe foi porque me apoiei em ombros de gigantes”. O pensamento humilde do inovador Isaac Newton poderia ilustrar como devemos reverenciar aqueles que contribuíram para construir as bases do que temos hoje. 

Assim é a história de Santa Catarina que colhe dos pioneiros que nos antecederam, um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e uma cultura voltada à valorização de quem faz acontecer e gera oportunidades, trabalho, e prosperidade.

As famílias desbravadoras do estado ajudaram a formar um modelo empresarial que espalhou marcas de valor por todo o país. Algumas centenárias ou que caminham nesta direção como Hering, Malwee, Karsten, Refrigerante Pureza, Hemmer, Chocoleite e Bala Dalva

Os produtos e serviços desenvolvidos combinando excelência e paixão conquistaram mercados globais em diversos setores, do agronegócio ao metalmecânico, e recentemente nos destaques em empresas de tecnologia, assim como nossos destinos turísticos colecionam prêmios e povoam os sonhos de turistas de todo país e internacionais.

Se por um lado recebemos este presente das gerações que nos precederam, por outro aumenta nossa responsabilidade na construção de um futuro ainda mais promissor, onde possamos usar estas conquistas como inspiração para superarmos os desafios de nosso tempo.

E nosso principal desafio, talvez o maior de nossa história, está relacionado com o pós pandemia e a retomada e construção de uma nova economia.

A reorganização da atividade produtiva se torna fundamental para promover a volta dos trabalhadores ao mercado garantindo um ciclo virtuoso de geração de renda e consumo e de novos investimentos para modernização e crescimento das empresas.

E não apenas precisamos de urgência na retomada, mas na verdade a agenda precisará ser de aceleração do desenvolvimento.

Um país com tantas necessidades de infraestrutura, saneamento, educação, saúde, apenas para citar algumas das frentes onde estamos muito atrás do padrão de países maduros, deve ter pressa para fazer acontecer.

Uma agenda de retomada e aceleração da economia se torna fundamental, e as startups e empresas em expansão tem a vocação de se tornarem o motor deste grande propósito enquanto sociedade.

Uma agenda que leve em conta o acesso à capital, a atração de investimentos, a criação de polos de inovação conectando setor privado e academia, a busca pela abertura de novos mercados, o incentivo às cadeias produtivas e de fornecedores, a conexão das empresas com a forte matriz cooperativista, o fortalecimento de relações globais com diferentes regiões do mundo, o estabelecimento de um ambiente de negócios com segurança jurídica, a valorização da inovação, da sustentabilidade, e da governança.

Santa Catarina tem as condições para apontar nesta direção para o país, dando exemplo sobre como reagir rapidamente às adversidades, se reinventar, e crescer de forma equilibrada.

Já sabemos a fórmula : o mesmo caminho de esperança, empreendedorismo e trabalho trilhado pelos pioneiros que nos deixaram como principal herança o exemplo de que é possível construirmos nosso próprio futuro.

Compartilhe

Presidente do LIDE/SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail