Siga nas redes sociais

Search

Startup social de Itajaí já viabilizou projetos em mais de 700 cidades

Uma empresa de tecnologia social de Itajaí vem mudando a forma como é feita a gestão do terceiro setor no Brasil.

Nascida em 2018, a startup Bússola Social desenvolveu uma plataforma que facilita tanto a realização dos projetos por parte de organizações sociais quanto a aplicação de recursos por investidores.

Hoje o sistema já cadastrou mais de 7 mil Organizações da Sociedade Civil (OSC), beneficiando mais de 157 mil pessoas atendidas por elas.

Está presente em 743 cidades, distribuídas entre os 26 estados do Brasil e Distrito Federal.

Só em outubro deste ano, o sistema conectou projetos sociais a editais que somam mais de R$ 500 mil.

De maneira resumida, permite que gestores e educadores sociais façam a gestão dos seus projetos e atividades de forma automatizada e transparente, o que aumenta a sua visibilidade, libera tempo gasto em burocracia e organização, além de facilitar a captação de recursos e prestação de contas.

Já para quem investe, como empresas, institutos, fundações ou órgãos públicos, a plataforma facilita a divulgação de editais de seleção de projetos, ajuda a conexão com projetos sociais de todo o país e o acompanhamento dos resultados das iniciativas apadrinhadas. 

Uma das instituições que investiu no sistema desde o início foi a Rede Salesiana Brasil.

Com 135 anos de atuação no Brasil, a organização conta com 109 unidades sociais que atendem de crianças a adultos com contraturno escolar, programa de aprendizagem e oficinas profissionalizantes, em alguns lugares há acolhimento institucional e socioeducativo e educação formal conveniada. São 71.792 pessoas atendidas e registradas na plataforma.

A diretora executiva da Rede Salesiana, Silvia Aparecida da Silva, comenta que a instituição assumiu o compromisso de ser piloto do projeto e, com os bons resultados, implantou o sistema Bússola em todas as unidades:

“O Bússola trouxe qualificação para as ações sociais e melhor monitoramento, além de ajudar no acompanhamento direto da gestão de cada unidade. No escritório de Brasília, temos um portal do gestor que permite acompanhar em tempo real tudo que é feito no Brasil. Isso traz segurança, visibilidade e transparência ao nosso projeto. A parceria já vem sendo consolidada há bastante tempo. A Rede Salesiana acredita no projeto, que trouxe qualificação em termos de ação social e impacto aos nossos beneficiários”.

PANDEMIA

Diante da pandemia, a startup também lançou, gratuitamente, o sistema de Diagnóstico Familiar, para coleta de informações sobre o impacto socioeconômico da pandemia.

A plataforma ajudou centenas de organizações a identificarem a entenderem quais as principais necessidades de mais de 20 mil famílias brasileiras, permitindo uma ajuda direcionada e assertiva, seja por meio da doação de alimentos, materiais de higiene, roupas ou outras demandas urgentes dessas pessoas. 

Co-fundador da Bússola Social, o jornalista Áureo Giunco Júnior explica que a plataforma foi desenvolvida com o propósito de ajudar quem ajuda, facilitando, principalmente, o trabalho nas organizações sociais, que muitas vezes sofrem com a burocracia, além de não conseguirem alcançar seus objetivos por falta de investimentos:

“O sistema Bússola foi feito para facilitar a organização das ações do Terceiro Setor, profissionalizando ainda mais seu trabalho. Além de automatizar processos que tomavam tempo, também conectamos os investidores aos projeto, o que impulsiona os impactos positivos na sociedade”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail