Siga nas redes sociais

Search

Uma ideia chamada Blumenau

Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelo convite que me foi feito pelo Economia SC para fazer parte do time de articulistas. É muito bom saber que há pouco mais de um ano Blumenau ganhou este site de notícias especializado, que abre mais um importante espaço para a informação de qualidade no nosso estado. Mas também é uma grande satisfação saber que o site tem hoje uma relevante audiência em São Paulo, onde dirijo a Secretaria estadual de Turismo.

integração pela notícia de dois estados que são líderes da economia nacional é de fundamental importância para a indústria turística brasileira que, junto com o consolidado agronegócio, deve ser uma grande alavanca do crescimento do país no pós-crise.

É claro que minhas raízes blumenauenses também me deixam muito sensibilizado, porque tenho ligações sentimentais e profundas com a cidade onde passei infância e boa parte da juventude, tendo como lar a nossa casa nos altos da rua Petrópolis, onde hoje por grata coincidência se localiza um empreendimento turístico de envergadura, o Villa do Vale Boutique Hotel.

E é sobre Blumenau que vou escrever este primeiro artigo, começando por dizer que a cidade não é um município do interior de Santa Catarina. Era no tempo de sua fundação. No tempo do Vapor Blumenau.

Hoje Blumenau é praticamente, ou quase, um município litorâneo. E quase um município portuário. Por este “quase”, Blumenau e o Médio Vale estão perdendo muito tempo.

Fazem 17 anos que se espera pela duplicação da BR-470 até Navegantes, um trecho de apenas 55 quilômetros. Essa duplicação que poderia ter sido feita se tivéssemos mais força política? Poderia, mas não a realidade não é esta. Ou quem sabe poderíamos ter feito nós mesmos uma super-rodovia privada, de seis pistas e vicinais, com média de 110 quilômetros por hora e pedagiada. Algo como a via rápida de Criciúma (esta com 13 quilômetros), só que feita em parceria com a iniciativa privada.

Meu argumento na atualidade é deixar de tratar este trecho como uma simples ligação e passar a tratar essa rodovia como a ampliação de uma ideia: a de que o espírito de Blumenau, que foi tão forte em Santa Catarina até os anos 90, se estenda novamente sobre um corredor até o mar, junto com Gaspar, Ilhota e Luiz Alves, parte indelével desse “espírito”.

A ideia prossegue por uma estrada como meio de “colonização empresarial” de encontro ao grande “T”, entre Florianópolis e Joinville (ou “Floriville”) e o “T” menor, o turístico, entre Balneário Camboriú e Penha com o Parque Beto Carrero.

O acesso ao Vale pela rodovia Jorge Lacerda foi o primeiro piso asfaltado do estado e poderia permanecer como caminho alternativo.

Mas a nova estrada, autônoma, com pistas e vicinais, teria o dom de inaugurar um amplo território planejado de desenvolvimento, até porque o sentido de Blumenau não é um espaço físico-político, mas sim uma ideologia de empreendedorismo e desenvolvimento.

Blumenau que fundou a indústria têxtil, o turismo catarinense, a restauração da arquitetura colonial, as feiras e eventos, a internacional Oktoberfest, a computação de dados e a moderna imprensa de Santa Catarina.

Em alemão, no bom sentido da palavra: “Lebensraum”, a ideia em busca de espaço vital encontrará de volta na Foz do Rio a origem do Vapor Blumenau. Grandes navios e aviões. Este é o futuro que quer chegar.

Compartilhe

Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail