Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia pode ajudar gestores e equipes a reduzirem a ansiedade durante home office

As medidas de distanciamento social, necessárias para conter a pandemia, fizeram com que muitas empresas adotassem o esquema de home office.

Nos primeiros meses do surto no Brasil, uma pesquisa realizada pela Pulses identificou que 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.

No entanto, 55% afirmaram estar também mais ansiosos. E esse número se tornou cada vez maior com o passar do tempo.

De acordo com um levantamento feito pela Oracle e a Workplace Intelligence com 12 mil funcionários de 11 países, as pessoas nunca estiveram tão estressadas e ansiosas.

No Brasil, 70% dos entrevistados afirmaram que este foi o ano mais estressante de suas vidas.

Um dos fatores responsáveis por esse aumento do estresse  é a dificuldade de separar o horário de trabalho do tempo livre quando as duas atividades são feitas em casa.

Para 42% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa da Oracle, a jornada de trabalho aumentou pelo menos 40 horas por mês, acima da média global, que é de 35%.

Além disso, de acordo com dados divulgados pelo LinkedIn, durante o home office 24% dos trabalhadores se sentem pressionados a responder mais rápido e estar online por mais tempo, 27% enviam e-mails fora do horário do expediente para mostrar que, mesmo em casa, estão trabalhando muito e 18% afirmam que fazem isso por medo de perder o emprego. 

De fato, a mudança do modelo de trabalho presencial para o remoto trouxe vantagens importantes, como a preservação da saúde física, reduzindo os riscos de contágio pelo novo coronavírus, mas impactou diretamente na saúde mental dos trabalhadores.

O medo de que o gestor não esteja ciente do trabalho realizado pelo colaborador faz com que ele sinta que precisa trabalhar mais horas para demonstrar suas ações.

O gestor, por sua vez, tem dificuldade de saber o status de cada atividade e de ajudar a equipe a identificar gargalos para aumentar a produtividade sem que isso implique em aumento de horas trabalhadas. 

A solução para esses desafios é investir em tecnologias que aliem comunicação, transparência e gestão do tempo.

O Befective é um exemplo disso. A ferramenta ajuda empresas e colaboradores a gerenciar e analisar o tempo de trabalho de forma inteligente, aumentando a produtividade.

A solução acompanha as atividades online e offline desenvolvidas pelos colaboradores de forma automatizada e gera relatórios personalizados sobre o tempo dedicado a cada atividade.

Com isso, o colaborador consegue organizar suas rotinas de acordo com o tempo que usa para cada tarefa e o gestor tem uma visão clara das ações desempenhadas.

Isso permite que gestor e equipe identifiquem pontos de melhoria, otimizem tarefas para tornar a rotina mais produtiva e direcionada com o propósito da empresa. 

Para Marciano Verdi, CEO da empresa, que atua no México e no Brasil, a transparência na relação entre gestor e colaborador é fundamental para que ambos se sintam seguros de que as atividades estão sendo executadas de forma eficiente e de acordo com os objetivos estratégicos da empresa:

“Ter uma solução que permite que colaboradores e gestores acompanhem o tempo usado em cada tarefa dá visibilidade ao trabalho e ajuda as duas pontas a se sentirem mais tranquilas, identificando possíveis gargalos e garantindo que o tempo no trabalho será suficiente para atender às demandas”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail