Siga nas redes sociais

Search

Inadimplência no comércio apresenta queda de 11,6% em SC

Levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) mostra que a inadimplência está em queda no estado, mesmo diante do cenário de pandemia.

Comparados os 10 primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, foi registrada uma redução de 11,6%.

A inclusão de novos devedores na base do SPC no estado de janeiro a outubro é 24,2% menor.

O levantamento mostra, ainda, que o valor das dívidas dos novos negativados no comércio local das cidades é 33,94% menor no período.

Para Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC, o resultado é reflexo da soma de diferentes fatores, com destaque para a redução de compras a prazo no mercado local e uma maior quantidade de dinheiro na praça devido aos auxílios emergenciais e liberação de FGTS:

“Com estes valores muitas pessoas quitaram suas dívidas. Também percebemos mais parcimônia dos credores na hora de cobrar e maior disposição em propor renegociações”.

A migração de fatias consideráveis do comércio físico para o e-commerce, com mais uso do cartão de crédito, também influenciou positivamente para a redução da inadimplência em Santa Catarina.

Outros fatores que contribuíram, segundo o presidente da entidade, foram uma menor disposição do consumidor para realizar novas dívidas, em decorrência da insegurança no cenário econômico e uma realocação de recursos antes gastos com viagens e entretenimento, agora usados para quitar dívidas e realizar compras à vista.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail