Siga nas redes sociais

Search

As vantagens do PIX para pequenos negócios

Com a chegada do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, transferências bancárias, sejam elas fora do horário comercial ou entre diferentes bancos e fintechs, e pagamentos de boletos serão compensados em tempo real, garantindo assim giro rápido do dinheiro.

E não será apenas a gestão financeira de pessoas físicas que passará por uma importante mudança. Os pequenos e médios negócios também serão beneficiados.

Paulo Gomes, especialista em sistemas bancários e CEO da fintech PagueVeloz, explica que a otimização de recursos é um dos pontos positivos do sistema:

“Como o PIX ocorre em tempo real e sem intermediários, será uma transação muito mais barata. Assim, você poderá oferecer ao cliente essa opção de pagamento. Basta que ambos tenham uma chave cadastrada para que a transferência seja efetuada na hora”.

O executivo explica que, além de segura, a chave vai desburocratizar o processo de movimentação.:

“Milhares de brasileiros ainda evitam usar serviços bancários por entenderem que é um meio complexo. E, de certa forma, é. Atualmente, para fazer uma transferência você precisa dos dados bancários do recebedor, como conta, agência e banco, além do CPF ou CNPJ. Com o PIX, bastará informar a chave, que pode ser o número do celular, e-mail ou CPF. Tudo muito mais prático”.

Cinco pontos importantes para os pequenos negócios

De acordo com o empresário, a rotina dos pequenos negócios será de agilidade e ganhos financeiros:

“Quem já usa os serviços de uma fintech sabe que as tarifas de transações e emissão de boletos são muito mais baixas que as dos bancos tradicionais. E a partir do novo sistema essas tarifas bancárias devem ser ainda mais baixas. Outro fator positivo é que hoje, no caso dos nossos clientes, apenas a movimentação entre as contas da PagueVeloz ocorre na hora. Isso porque quando há outra instituição envolvida não há um sistema unificado, que é o que vai ocorrer com o PIX. Não importa o banco nem a hora, o dinheiro estará na sua conta em poucos segundos”.

Além da agilidade e da tarifa reduzida, outros benefícios aos pequenos negócios serão: facilidade para recebimento, através de um QR Code.

Bastará o cliente escanear o código com a câmera do celular para efetuar o pagamento, fluxo de caixa mais eficiente, já que o dinheiro circulará mais rápido, fomentando investimentos e melhorias; segurança nas transações que terão a mesma agilidade de pagamentos em dinheiro, com a vantagem de serem digitais.

COMO ADERIR AO PIX

Empresas que ainda não cadastraram suas chaves do PIX podem realizar o procedimento em poucos minutos. Basta acessar a conta do seu banco ou fintech e seguir as orientações da instituição.

O usuário escolhe a chave que quer usar (CNPJ, e-mail, celular), informa este dado no cadastro e já estará apto para utilizar o sistema.

O novo sistema de pagamentos entra em vigor no dia 16 de novembro.

Instituições bancárias com mais de 500 mil contas são obrigadas a fornecer o PIX aos seus clientes. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail