Senai entrega laboratório de manufatura avançada em Joinville

A Federação das Indústrias de Santa Catarina entregou na sexta-feira, dia 6 de novembro, em Joinville, um laboratório de manufatura avançada que beneficiará estudantes do Senai na região.

O espaço recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos e oferece uma série de equipamentos para o ensino profissionalizante nas áreas mecânica, eletromecânica, mecatrônica, automação, fabricação mecânica, metalurgia e fundição. 

“O Senai está cada vez mais próximo da tecnologia que os estudantes encontrarão nas indústrias após a formação, aumentando assim a produtividade, resolutividade e, principalmente, a sua capacidade de inovar. Aliás, a inovação é um dos pilares da nossa gestão. A indústria catarinense compete em nível global, por isso, precisamos inovar constantemente para seguir contribuindo com o crescimento do nosso estado”, destaca o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

Viabilizado em parceria com a indústria Schulz, o laboratório segue o conceito de IoT (Internet das Coisas), com máquinas sendo monitoradas a distância.

Tem ênfase na criação de peças e componentes que atendam a indústria catarinense.

Para isso, oferece aos estudantes máquinas de manufatura aditiva (protótipos em 3D), usinagem, metrologia, sistemas de CAD e CAM (softwares para desenhar os programas de usinagem).

“Importante avanço tecnológico para a nossa cidade e nosso estado. Em parceria com o Senai conseguimos trazer o que tem de melhor em tecnologia de usinagem visando capacitação humana e competitividade do nosso país”, comenta Bruno Salmeron, da Schulz S.A.

A máquina alemã da Heller é um dos principais equipamentos do espaço.

Ela garante a fabricação exata de componentes produzidos em série, chegando a atingir a precisão na ordem de um milésimo de milímetro.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais