Siga nas redes sociais

Search

Novembro Azul: campanha alerta para cuidados com a saúde do homem

Em novembro as atenções ficam voltadas à saúde do homem. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, que de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) é a segunda doença que mais mata homens em Santa Catarina.

O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir dos 45 anos todo homem deve se consultar com um urologista anualmente para fazer o exame preventivo.

Com duas exceções, pessoas que têm histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, que possuem de duas a três chances a mais de desenvolver a doença. Nesses casos, o exame preventivo deve começar aos 40 anos.

De acordo com o médico urologista, José Orlando de Farias Júnior, muitas vezes por medo ou desconhecimento, homens deixam de fazer a consulta e só vão ao médico quando os sintomas começam a afetar sua qualidade de vida:

“O câncer de próstata pode se manifestar na dificuldade para urinar, dor nas costas, cansaço constante ou emagrecimento drástico sem causa aparente. O médico alerta para a complexidade do tratamento conforme a doença avança. Prevenção é tudo. Tudo que você consegue detectar no início a solução é muito mais simples, muito mais rápida e tranquila”.

O Novembro Azul chama atenção também para o cuidado integral da saúde masculina ao longo de toda a vida.

Evitar o consumo excessivo de gordura, principalmente a animal, e controlar o peso, auxiliam na prevenção de doenças.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail