Siga nas redes sociais

Search

Defesa Civil debate projeto para a construção de nano satélites em SC

Uma reunião realizada na sede Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), nesta quarta-feira, dia 28, debateu o projeto para a construção de uma constelação de nano satélites brasileiros, que serão desenvolvidos e construídos com o potencial tecnológico do estado.

Os equipamentos poderão ser utilizados nas áreas de proteção e defesa civil, meio ambiente, meteorologia e agricultura.

A iniciativa reuniu representantes da DCSC, Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Comissão Parlamentar Aeroespacial e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Durante o encontro, o projeto recebeu o nome de Constelação Catarina.

Ficou definido que o equipamento piloto deve ser lançado em 2021. Para a primeira etapa do projeto, que deve ser realizada até 2024, estão previstas a construção e lançamento de outros 12 satélites.

O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, reforçou que o projeto vai fornecer produtos fundamentais que vão melhorar e ampliar ainda mais a capacidade de interpretação de dados para a identificação de eventos meteorológicos:

“O nosso estado possui uma exposição a desastres naturais e aprendeu com isso. Sabemos que o Brasil evoluiu e em Santa Catarina não foi diferente. Conhecemos nossas vulnerabilidades e investimos para reduzir os prejuízos e garantir a segurança dos cidadãos e turistas”.

Vídeo: veja o lançamento do satélite da UFSC, na China

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail