Siga nas redes sociais

Search

Estudo aponta que para 90% dos entrevistados, SC será destino turístico nas próximas viagens

O setor do turismo passa por incertezas e transformações geradas pela pandemia. O momento impôs à atividade turística a necessidade de uma reanálise do mercado, que voltará a atuar de forma gradativa com a adoção de medidas de segurança sanitária e protocolos elaborados para cada segmento.

De olho nesse contexto, e com objetivo de oferecer um destino turístico cada vez mais qualificado, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)desenvolveu esta pesquisa de sondagem para entender o comportamento do turista que tem intenção de viajar por/para Santa Catarina.

A pesquisa foi feita de maneira ampla através de um questionário on-line, disponível entre 24 de agosto e 7 de setembro.

Ao todo participaram 1.460 respondentes, abrangendo 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de nove países.

RESULTADOS

Para 90% do público pesquisado, Santa Catarina será destino turístico em suas próximas viagens.

Uma parcela menor (6%) manifestou interesse em viajar para outros estados. Entre os principais estão: RS (14%), AL (12%), PR (12%) e SP (10%).

Para fora do Brasil, os destinos mais indicados foram Estados Unidos (21%) e Europa (38%).

4% das pessoas pesquisadas manifestaram não ter interesse em viajar diante do contexto da pandemia.

Dentre os que pretendem visitar Santa Catarina, 95% residem no Brasil, caracterizando assim um turismo doméstico.

A maioria (78%) são turistas do próprio estado, o que demonstra a potencialidade do turismo interno e de abrangência regional para o público catarinense. Dentro deste grupo, a maior participação são de residentes em Florianópolis (20%), Blumenau (7%), São José (5%), Brusque e Biguaçu ambos com 4%.

Quanto a procedência de outros estados, os números mais expressivos são do Paraná (26%), Rio Grande do Sul (24%) e São Paulo (16%), enfatizando a localização dos estados vizinhos que favorecem o turismo próximo de suas residências.

Dos residentes em outros países, a maioria é da América do Sul (95%). Em seguida, aparece a Europa (4%) e Oceania (1%). No detalhamento, a maior participação é atribuída à Argentina (51%). Com certa expressividade aparece também turistas do Uruguai (15%) e Peru (14%).

Entre os potenciais turistas que pensam em Santa Catarina como destino, 26,60% estão dispostos a percorrer um raio acima de 400km de sua residência até o destino a ser visitado.

Verifica-se uma movimentação horizontal e interna no estado, predominante das cidades de Chapecó, Florianópolis e Concórdia. Se destacarmos outros estados, as origens seriam Brasília, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Por outro lado, há uma parcela significativa (44%) de residentes de Santa Catarina, disposta a viajar num raio de até 300km de sua residência, reforçando assim o turismo regional.

Os destinos mais procurados estão nas Regiões Turísticas Grande Florianópolis (22,42%), Serra Catarinense (19,43%) e Costa Verde & Mar (18,55%), que concentram principalmente atrativos de sol e praia e de clima frio, no caso da Serra.

Outros destinos bastante citados estão na Região Encantos do Sul (12,49%) e Vale Europeu (9,31%).

Com volume potencial de turistas, também aparecem as Regiões Turísticas Caminho dos Príncipes (5,5%), Vale dos Imigrantes (5,06%), Caminho dos Cânions (2,37%) e Grande Oeste (2,06%).

Em seguida temos Caminhos da Fronteira (1%), Caminhos do Contestado (0,69%), Caminhos do Alto Vale (0,56%) e Vale das Águas (0,56%).

No geral, o carro próprio foi o mais citado (76,5%), principalmente de turistas do estado (87%), Já de outros estados, aparecem Paraná (37%), Rio Grande do Sul (35%) e São Paulo (15%).

Grande parte do público pesquisado (59%) indicou hotéis e pousadas como meio de hospedagem a ser utilizado em sua viagem.

Em seguida, os meios de hospedagem mais citados foram casa de amigos e parentes (13%) e imóvel alugado via plataforma Airbnb (11%).

A pesquisa completa pode ser conferida pelo link clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail