SC lança programa para promover inovação no turismo

Como uma das forças econômicas mais importantes em Santa Catarina, o turismo ganha um programa para impulsionar o empreendedorismo inovador, especialmente em setores estratégicos na política pública estadual.

O Inovatur, lançado na última sexta-feira, 23, surge com a missão de reinventar o setor, estimulando a mudança de comportamento e adoção da cultura de inovação.

A ação nasce da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation.

“O Inovatur é um programa de fomento exclusivo para o turismo, de abrangência estadual, que começou a ser idealizado pela Santur há mais ou menos um ano. Identificamos que não existia uma vertical de negócios exclusiva para o turismo dentro do ecossistema de inovação. O setor estava, e ainda está, dentro da vertical de economia criativa, exatamente por não ter um número expressivo de ideias desenvolvidas e startups. Então, o Inovatur surge com a perspectiva de mudar esse cenário”, explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer

A execução do programa prevê uma série de atividades até março de 2021, começando com a realização de eventos de ativação da marca e engajamento do ecossistema nas regiões turísticas do estado, por meio de webinars, para difusão do programa e do edital de seleção de propostas, que corresponde à segunda etapa.

O edital, no valor de R$ 300 mil, publicado pela Fapesc, vai selecionar 13 projetos, preferencialmente um de cada região turística de Santa Catarina, que atendam às temáticas: Diversificação e Competitividade e Gestão Pública e Turismo.

a) Diversificação e Competitividade no Turismo: Desenvolvimento de dispositivos, materiais, equipamentos e/ou bens de capital inovadores capazes de fortalecer a qualidade, a inserção ou diversificação de produtos e/ou a competitividade dos serviços para o turismo catarinense.

b) Gestão Pública e Turismo: tecnologias aplicadas ao turismo, indicadores e produtos para melhoria da eficiência e qualidade da gestão pública; processos e serviços nos sistemas de gestão, dados e pesquisas, rotas gastronômicas, produtos financeiros e serviços com diferenciais de competitividade nos destinos turísticos.

As inscrições podem ser feitas até 27 de novembro pelo site clicando aqui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais