Instituto do Meio Ambiente volta a divulgar relatório de balneabilidade nesta semana

O Instituto do Meio Ambiente lança na próxima sexta-feira, 23 de outubro, o Relatório de Balneabilidade.

Suspenso desde março devido à pandemia, o monitoramento foi retomado em agosto e as coletas semanais antecipadas para a divulgação da nova pesquisa, antes do início do verão.

Tradicionalmente, o instituto realiza análises mensais de abril a outubro, mas devido à situação excepcional, as coletas passaram a ser semanais antes da alta temporada, dando mais segurança aos resultados para os banhistas.

Seguindo os critérios da resolução CONAMA 274/2000 que determina que são necessárias cinco amostras consecutivas para a obtenção de um resultado confiável, o órgão vai disponibilizar o relatório na íntegra clicando aqui.

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. EntendiSaiba mais