Siga nas redes sociais

Search

Empresas de SC se destacam no ranking de melhores do país para trabalhar

A 24ª edição do ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW), que lista as melhores empresas para trabalhar no Brasil, foi divulgada nesta semana.

Neste ano, foram 3.168 organizações inscritas e avaliadas segundo critérios: ambiente de trabalho, clima organizacional e práticas de gestão de pessoas.

As categorias correspondem a pequena, média e grande empresa. Destas, 150 foram premiadas na lista das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.

As empresas catarinenses Involves, Teltec Solutions e Intelbras são as representantes do setor de tecnologia no ranking geral.

Na categoria de grandes empresas, os destaques catarinenses foram a Viacredi, Intelbras e a Multilog.

Já na categoria multinacionais, a representante catarinense foi a Neoway.

“A disputa por talentos nas empresas de tecnologia é grande. Como há muitas oportunidades de trabalho, o candidato está cada vez mais exigente em suas avaliações”, destaca Thuany Schutz, People Experience Manager na Involves, eleita a 8ª melhor empresa do Brasil para trabalhar.

Para Natália Pruchneski, coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Teltec Solutions, a premiação é resultado de uma série de ações focadas na saúde física e emocional dos colaboradores durante a pandemia:

“Procuramos nos adaptar em relação às práticas que já eram costumeiras nos anos anteriores em que participamos do ranking. Adaptamos práticas de apresentação da empresa a novos colaboradores, adaptamos eventos para o virtual, implementamos medidas a fim de reforçar o aspecto do cuidado a quem está conosco atravessando as dificuldades e incertezas que vieram junto com a pandemia. Todas essas ações foram vistas e sentidas de modo bastante positivo pelos Solutions, com forte adesão em cada uma delas”.

CULTURA ÉTICA E COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

Essa não é a primeira vez que a Involves é destaque no ranking do GPTW. Nos últimos quatro anos a companhia aparece entre as melhores do Brasil para trabalhar.

O CEO da Involves, André Krummenauer, explica que esse é o resultado da cultura ética e da comunicação transparente que a empresa adotou desde a sua criação, em 2009:

“Acreditamos na transparência das informações, seja nos momentos de celebração ou nos mais difíceis. Estar entre as melhores empresas para trabalhar é o reconhecimento dos valores que cultivamos desde o início, do nosso foco em promover um ambiente ético, responsável, diverso e saudável”.

A People Experience Manager na Involves, Thuany Schultz, destaca que são esses valores que norteiam as práticas de gestão de pessoas. Ela explica que a empresa aposta na cultura horizontal, em lideranças humanas e próximas às equipes e na relação de confiança entre empresa e colaboradores. 

Além disso, a empresa compreende as pessoas com suas singularidades e necessidades, independente de gênero, cor, etnia ou idade.

“Vivemos uma cultura forte de pertencimento e involvimento, que é sentida todos os dias. Esse prêmio é resultado da soma das boas práticas de gestão e processos construídos de forma coletiva e sempre aprimorados a partir dos feedbacks que recebemos. São os involvidos e involvidas, forma como chamamos carinhosamente as pessoas que colaboram com a empresa, que fazem a Involves ser o que ela é”, complementa.

PREOCUPAÇÃO COM O BEM-ESTAR

Na Teltec Solutions, entre as práticas que levaram a empresa ao ranking GPTW está o Safe Solutions, criado a partir de um grupo multidisciplinar da empresa.

O programa reforçou a comunicação com os colaboradores ao instituir uma plataforma de gerenciamento de crises, que está auxiliando na tomada de decisões para definir um retorno seguro às unidades. 

Outra medida foi o subsídio para acompanhamento terapêutico.

“Todos os colaboradores podem realizar sessões de acompanhamento com psicólogos dentro de uma plataforma, com a maior parte do custo das sessões subsidiadas pela empresa. O mesmo vale para as aulas de atividades físicas, também realizadas por meio de uma plataforma especializada”, completa Natália Pruchneski, coordenadora da área de DHO da Teltec Solutions.

Além disso, um canal de telemedicina foi disponibilizado gratuitamente aos colaboradores, para sanar dúvidas e orientar sobre o coronavírus.

O canal faz uma avaliação de risco de cada colaborador, checando a saúde geral e determinando níveis de risco em um possível retorno às atividades presenciais, com sigilo desses dados sensíveis.

A empresa direcionou ainda seu programa social, o Giving Back, para arrecadação de alimentos, comidas, roupas e brinquedos em ações no formato de Drive Thru.

Na ocasião, os colaboradores receberam kits de proteção com itens para o combate à disseminação do vírus, como álcool em gel, máscaras e comunicados com as orientações de prevenção. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail