Programa que permite redução de jornada de trabalho é prorrogado até 31 de dezembro

Foi ampliado por mais 60 dias o prazo para a suspensão do contrato de trabalho e redução em até 70% na jornada e no salário, benefícios previstos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem). Ou seja, a medida vale até 31 de dezembro.

Em nota, a Secretaria Geral da Presidência da República informou que a prorrogação do programa é necessária “diante do cenário atual de crise social e econômica, e com a permanência de medidas restritivas de isolamento social”.

Pelo novo decreto, os prazos máximos para celebrar acordo de redução proporcional da jornada de trabalho e de salário e de suspensão temporária de contrato de trabalho “ficam acrescidos de sessenta dias, de modo a completar o total de duzentos e quarenta dias, limitados à duração do estado de calamidade pública”.

O texto também determina que o empregado com contrato de trabalho intermitente, formalizado até 1º de abril deste ano, “fará jus ao benefício emergencial mensal no valor de R$ 600, pelo período adicional de 2 meses, contado da data de encerramento do período total de 6 meses”.

SOBRE O PROGRAMA

O Bem autoriza empresas, quando houver acordo entre empregador e empregado, a reduzirem proporcionalmente a jornada de trabalho e salário ou suspenderem temporariamente o contrato de trabalho.

Segundo o Ministério da Economia, desde o início do programa, 18.509.285 milhões acordos foram celebrados. Os números podem ser acompanhados por um painel virtual

COMO FUNCIONA

A redução da jornada e do salário do empregado pode ser de 25%, 50% ou 70%.

A diferença salarial é paga pelo Governo Federal, por meio do benefício.

Em contrapartida, o empregador deverá manter o trabalhador empregado durante todo o tempo de vigência do acordo e por igual período depois que o acordo acabar.

Caso o empregador não cumpra esse requisito, terá que pagar todos os direitos do funcionário, já previstos em lei, além de multas.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais