Siga nas redes sociais

Search

Cinco anos de história da cervejaria que homenageia a Capital Nacional da Cerveja

No mês em que a maior festa alemã das Américas seria promovida, a cervejaria que leva o nome da cidade completa 5 anos de história.

Para não deixar o mês passar em branco, a Cerveja Blumenau lançou o Mestres do Tempo, que vai levar ao mercado produtos fermentados e maturados na adega de barris de madeira da marca.

Já para homenagear a Oktoberfest, que foi cancelada por conta da pandemia, a marca lançou o Oktoberfestbier, trazendo no design um dos momentos marcantes da festa: a tradicional sangria do primeiro barril.

Entrevistamos um dos fundadores e diretor executivo da cervejaria, Valmir Zanetti, sobre a trajetória da marca, confira abaixo:

Como nasceu a ideia de criar uma cervejaria?

Valmir: A história da Cerveja Blumenau nasceu alguns anos antes dela, com o surgimento do Empório Vila Germânica, em 2008. Quando começamos a operar, trouxemos um novo modelo mental para o turismo na região. Os pontos de vendas e restaurantes que, até então, operavam apenas na Oktoberfest, passaram a atender todos os dias do ano. Pensando em ampliar a movimentação de turistas, em parceria com o poder público, retomamos o Festival Brasileiro da Cerveja que tinha acontecido apenas em uma edição piloto. Ao entendermos o potencial do mercado cervejeiro, que ainda dava os primeiros passos no país, optamos por abrir a Bier Vila: uma das primeiras casas exclusivas de cerveja artesanal do Brasil. Em 2020 faz nove anos e o bar já acumula prêmios nacionais.
Os nossos amigos cervejeiros, que comercializavam suas cervejas na Bier Vila, começaram a nos sugerir ter um rótulo da casa. Decidimos colocar esse plano em ação já com a percepção de que ele poderia alçar voos além da casa. Foi assim que surgiu a Cerveja Blumenau. Lançamos a marca como cigana, produzindo de forma terceirizada em outras fábricas, em agosto de 2015 com a Capivara Little IPA e a Ipê Amarelo. Já em novembro, a IPA levou uma medalha num dos concursos mais importantes do mundo, em Bruxelas, na Bélgica. Isso acelerou os nossos planos e, um ano depois, em setembro de 2016, inauguramos a fábrica nova.

Qual foi o motivo da escolha do nome?

Valmir: Blumenau sempre esteve no centro de todos os nossos negócios. O Empório Vila Germânica, a Bier Vila e a cervejaria têm em comum a paixão por apresentar a cidade ao turista e valorizá-la para os seus moradores. Quando iniciamos o debate sobre o nome, identificamos isso e surgiu a ideia. Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja, é a cidade da Oktoberfest, do Festival Brasileiro da Cerveja. Homenagear a cidade foi uma forma de levar esse legado adiante. 

Quantos estilos compõem a carta atualmente? Quantos sazonais já fizeram parte dessa história?

Valmir: Hoje são cerca de 20 produtos. Os mais reconhecidos pelo mercado são a Capivara Little IPA, a Ipê Amarelo, a Frida, a Macuca e a 1850. Sobre as sazonais, os rótulos são inúmeros e devem crescer ainda mais nos próximos meses, com a nanocervejaria agilizando a produção de pequenos lotes especiais.

Participam do Festival da Cerveja há quantos anos?

Valmir: Desde 2016. No primeiro ano de cervejaria, já estreamos no Festival Brasileiro da Cerveja e como uma das marcas artesanais oficiais na Oktoberfest. Esses eventos são muito importantes para a nossa exibição de marca e para o relacionamento direto com o consumidor.

Possuem quais premiações?

Valmir: São mais de 20, nacionais e internacionais, para os nossos rótulos. A mais premiada é a Frida, com seis premiações. Institucionalmente, temos dois prêmios que nos orgulham muito: o de Cervejaria do Ano na América do Sul pelo Internacional Beer Awards em 2016 e o Top de Marketing da ADVB/SC.

Quais foram os maiores desafios diante da pandemia?

Valmir: Foram vários e seguem acontecendo. O mercado de gastronomia e de eventos foi o mais impactado por esse cenário e interfere diretamente na cervejaria. Nós optamos por manter os investimentos previstos para 2020 e estamos colocando em ação a nanocervejaria interna, o envase de latas e a nossa adega de barris. São três projetos que apontam para novas possibilidades da cervejaria.

Quais os próximos passos da cervejaria?

Valmir: Ainda em 2020, nosso foco é na expansão da rede de distribuidores e no apoio aos pontos de vendas que foram muito afetados pela pandemia. Nosso planejamento estratégico aponta para a consolidação da nossa presença de mercado, conquista de novas regiões e lançamentos de produtos para todos os públicos: dos curiosos aos apaixonados por cerveja artesanal.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail