Siga nas redes sociais

Search

PIX: o que é e o que vai mudar no dia a dia da Transfeera

Por Guilherme Verdasca, co-fundador e CEO da Transfeera

Recentemente, o Banco Central lançou o PIX, meio de pagamento instantâneo que permite que transferências de dinheiro entre contas correntes sejam feitas de imediato. A operação que levava até dias, dependendo do horário e do valor, agora leva de dois a dez segundos para ser efetuada. Com a novidade, que começará a funcionar a partir de novembro de 2020, as contas correntes nos bancos ou nas fintechs que aderirem ao PIX, passarão a estar conectadas entre si em uma espécie de “Internet das Contas”, possibilitando transações com custo mais baixo que os meios convencionais de pagamentos.

Ao ser aderido por grandes bancos, credenciadoras de cartões, fintechs, e-commerces  e grandes varejistas, o PIX aparecerá como opção de pagamento nos aplicativos dessas instituições. Atualmente já é possível fazer transferências de valores em tempo real, por meio das carteiras digitais, as e-wallets. Mas são transações feitas dentro de um arranjo de pagamentos fechado, ou seja de sistemas que não se comunicam com os demais e que as transferências acontecem apenas para outra conta dentro da mesma plataforma. A partir do PIX, as transações serão realizadas por uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central garantindo interoperabilidade à rede de pagamentos.

A proposta do Banco Central é que o pagamento instantâneo funcione para as transações financeiras com a mesma simplicidade que é enviar uma mensagem pelo WhatsApp, por exemplo. A transação na plataforma do PIX poderá ser feita por QR code (inclusive gerado e operado de forma offline), uso de chave de endereçamento (senha). Serão permitidas transferências de pessoa para pessoa, de pessoa para empresas, de empresas para empresas, de empresas para pessoas,  pagamento de contas ou recolhimento de impostos e de taxas, como taxas aduaneiras e de passaporte, além de serviços públicos, como transporte urbano. Por isso, a solução de pagamento instantâneo pode ser muito útil para o controle de contas a pagar de grupos financeiros e empresas que possuem operações de pagamentos e recebimentos, atuam com cadeia de distribuição ou possuem muitas contas transacionais, já que fará esse tipo de transação 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias do ano. 

Ou seja, o PIX deve ser entendido como um novo método que mudará completamente o mercado financeiro. Tornará o processo mais eficiente, mais barato, com menos intermediários e permitirá que o dinheiro transite mais livremente entre as contas. No entanto, é preciso lembrar que para empresas não basta automatizar os meios de pagamento e garantir pagamento instantâneo, que é o que o PIX oferece. Ainda que a nova solução traga inúmeros benefícios, tanto para pagadores quanto para recebedores, não se trata de uma ferramenta completa do ponto de vista de gestão de pagamentos.

NA TRANSFEERA

Nós, da Transfeera, estudamos em detalhe como a plataforma PIX vai funcionar, pois estamos junto de grandes instituições bancárias com mais de 500 mil contas ativas que passam a oferecer o PIX. Assim que o sistema estiver disponível, será possível encontrar a opção de pagamento por meio dele no aplicativo do próprio banco, ou em outras fintechs. O foco principal é deixar de falar sobre formas de pagamento, onde e quando receber e falar sobre como dar maior celeridade e agilidade aos negócios. 

Aqui na empresa, no final de setembro, disponibilizamos um pré-cadastro da chave do PIX na nossa plataforma. Os usuários que são administradores receberam um pop-up na plataforma que sinalizava para a realização do cadastro, ou e-mail ou pelo CNPJ. Para o mês de Outubro, iremos fazer o cadastro dessas chaves junto ao BACEN. 

O que é importante destacar é que a nossa plataforma de automação de pagamentos já é focada em agilidade e praticidade para pagamentos em escala. O que muda com o PIX é a velocidade em que o dinheiro cai na conta do favorecido, com ele, todos os pagamentos e envios de saldo poderão ser feitos 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

PAGAMENTO INSTANTÂNEO PODE NÃO SER TUDO O QUE AS EMPRESAS PRECISAM

O pagamento instantâneo que será proporcionado pelo PIX de fato é uma facilidade que deve revolucionar a forma como o mercado lida com o dinheiro. Ao tornar mais fáceis e rápidas essas transações, o resultado esperado é a redução do uso de meios físicos, como papel-moeda e cartões de crédito em plástico e, consequentemente, a diminuição também dos crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Sem dúvidas, há benefícios significativos para empresas de todos os segmentos. Mas é preciso considerar que, mesmo com essas facilidades, o PIX não funciona como resolução total da questão de pagamentos corporativos. É necessário contar com uma solução que otimize também a gestão, e não apenas o processamento.

A partir de uma plataforma open banking mais completa de gestão e processamento de pagamentos, é possível ir além das funcionalidades oferecidas pelo PIX. A solução da Transfeera, por exemplo, além de permitir os pagamentos em lote de forma automatizada, garante toda a gestão necessária. É possível ter uma visão geral dos pagamentos a partir de relatórios gerados pelo sistema para ter controle de como está a eficácia das transações, contribuindo para que a empresa corrija dados incorretos e minimize as perdas por pagamentos errados.

Outro diferencial é pensar em soluções que abrem a validação dos dados bancários, antes de efetuar os pagamentos, diminuindo assim os riscos de as transferências bancárias falharem. Isso porque, antes de o dinheiro ser transferido, o sistema faz uma verificação por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para saber se os dados bancários inseridos estão corretos (se não está faltando ou sobrando algum dígito) e se correspondem a uma conta válida na instituição bancária informada.

Portanto, vale destacar que o pagamento instantâneo é uma facilidade importante para ser implementada nas empresas, mas não é suficiente para tudo o que é necessário em termos de solução de pagamentos. É fundamental contar com uma plataforma mais completa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail