Siga nas redes sociais

Search

Enfermeira da UFSC ganha prêmio nacional por desenvolvimento de software

Simone Vidal Santos, enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  foi uma das vencedoras do Prêmio Capes de Tese deste ano. 

Ela apresentou como trabalho de doutorado o desenvolvimento de um software que ajuda profissionais de Enfermagem na tomada de decisões para prevenir lesões de pele em recém-nascidos internados.

Na prática, o sistema auxilia na avaliação do paciente à beira do leito. Após receber as informações do profissional, considerando itens como estado neurológico, uso de dispositivos e outros, o software indica os cuidados para proteger a integridade da pele do bebê, prevenindo lesões.

O desenvolvimento do software passou por várias etapas, incluindo a literatura existente no cuidado com recém-nascidos, a experiência profissional da doutoranda, a validação do conteúdo por especialistas na área neonatal e a avaliação da qualidade do produto, com participação de profissionais de enfermagem e de tecnologia, que baixaram o aplicativo e fizeram a avaliação durante a pesquisa a partir de estudos de caso fictícios.

O aplicativo pode ser baixado em dispositivos móveis de forma gratuita na Google Play e na App Store.

A premiada tese foi feita junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da universidade, com orientação da professora Flávia Regina Souza Ramos e coorientação da professora Roberta Costa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail