Siga nas redes sociais

Search

Programa de aceleração de MEIs impulsiona os pequenos negócios

A proposta do programa Salto Aceleradora de MEIs se mostrou ainda mais relevante em períodos de crise, em que quem mais sofre é essa parcela do mercado.

Segundo dados da Pesquisa sobre Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, promovida pelo Sebrae, ao menos 40% deles estão endividados e quase 700 mil fecharam as portas só no primeiro semestre deste ano. Nos anos anteriores, a média anual não passava de 600 mil.

Na contramão, devido ao desemprego e adequação de porte, a modalidade MEI é a única que ainda está crescendo e impulsionando os números positivos de aberturas de empresas em meio à pandemia.

O programa começou em 2017 e precisou se reinventar ao novo cenário. Os encontros, que antes eram presenciais, se tornaram virtuais, e todo o conteúdo foi adaptado para a modalidade online.

Com as mudanças, a abrangência do Salto cresceu, conseguindo atender MEIs de todo o estado.

“Tivemos mais de 3 mil inscrições e quase mil microempreendedores iniciando a formação. Vemos essa parceira de forma muito positiva, unimos as nossas forças para um único interesse em comum: ajudar o pequeno empreendedor a crescer”, destaca o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.

Desde a última semana, o programa encerra a jornada das turmas estaduais com uma grande comemoração. Os demodays, como são chamados esses eventos de encerramento no universo empreendedor, serão transmitidos ao vivo pelo Youtube no canal do Impact Hub Floripa e terão interações com a participação da equipe, de parceiros, dos participantes e apoiadores.

“Olhando para essa realidade, o nosso propósito é ajudar os microempreendedores a manterem seus negócios de forma saudável, com uma jornada de conhecimento e desenvolvimento que realmente faz a diferença na vida dos participantes”, conta Maíra Rodrigues, sócia do Impact Hub Floripa e criadora da metodologia Salto.

Arianne Kern, gestora do projeto, conta que “é uma oportunidade de ver e se inspirar com os exemplos de superação dos microempreendedores ao longo do programa. As histórias são emocionantes, estamos preparando momento de festa para encerrar esse ciclo e comemorar o desenvolvimento deles”.

Para quem quer assistir, segue agenda e links de transmissões:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail